17.11.08

 

Brasil no Haiti


Na última semana ficamos chocados com as notícias vindas do Haiti e do desabamento de uma escola em plena atividade, com dezenas de mortos. O que infelizmente nós não ficamos sabendo foi a atuação heróica e benemérita de nossos compatriotas. Procurei notícias mais detalhadas e o máximo que consegui ler foi um relato genérico (com trocadilho) aqui. Também só agora soube que a escola é de um pastor evangélico, mas ainda sem maiores esclarecimentos sobre as causas e responsabilidades da catástrofe.

A seguir repasso com erros de digitação (limitações mais do que bem compreendidas) o relato direto da fonte, feito pela Capitã Médica Carla Maria Clausi (foto) que comandou a destemida equipe de resgate. Motivo de orgulho para todos os brasileiros, passe adiante o relato a seguir (parcial) e fique à vontade em divulgá-lo:

O Haiti esta' vivendo ha' 02 dias mais uma de suas grandes tragédias.
O desmoronamento de uma escola numa ribanceira, com uma construção de péssima qualidade.
Ninguém sabe exatamente o nu'mero de pessoas que havia la' dentro, mas acreditamos que fossem cerca de 200 a 300 pessoas no ma'ximo, pelo tamanho e pelas caracteri'sticas do local. Os mortos ja' chegam a 85 confirmados e muito pouca gente conseguiu escapar com vida.
Lê-se na imprensa mundial que estão aqui equipes de resgate norte-americanas e francesas, que vieram inclusive com cães treinados para resgatar pessoas vivas. Mas ninguém diz que eles se encontram
hospedados aqui em nossa Base... e ninguém comenta sobre a atuação do BRABATT neste episo'dio.
Pois bem, senhoras e senhores... Ontem o BRABATT/9 deu um show de competência, de capacidade
técnico-profissional e de coragem !!! Faço este elogio à minha equipe de Sau'de, pois conseguimos salvar com vida, depois de mais de 6 horas de um resgate drama'tico, 04 crianças haitianas, de 6 e 7 anos de idade, que se encontravam presas nos escombros do andar térreo da Escola, num tu'nel formado pelas vigas de concreto retorcidas e amontoadas, que corria o risco de colapsar a qualquer momento !
Com pedaços de cimento que cai'am sobre nossas cabeças, com caliça que soterrava cada vez mais aquelas crianças e as enchia cada vez mais de pânico !!!
Todos os integrantes da equipe, composta por mim, pela Ten BELLINDA, Sgt A'UREO, Sgt PELEGRINI, Sgt WEINER, Cb CASTRO, Cb CLEDIMILSON, Sd SIDNEY e o principal hero'i da jornada, o Cb RICARDO, entramos no local da tragédia sabendo do risco de vida que esta'vamos correndo, mas cientes da necessidade absoluta de nossa intervenção para salvar aquelas crianças, devido à extrema confusão e desorganização que havia no local ! Nada mais gratificante do que a liberação destas quatro crianças, sem qualquer necessidade de amputação de algum de seus membros ou de aparente seqüela !
Nada mais gratificante do que as palmas dos haitianos junto aos seus gritos de VIVA BRASILIA !!!
Nada mais gratificante do que a interrupção do choro desesperado daquelas crianças... transferindo as la'grimas deles para os nossos olhos !!!!!!!!
Que transbordaram de la'grimas de alegria, de dever cumprido, de missão de paz...
Sinto-me extremamente orgulhosa e honrada por haver liderado estes militares, que lutaram contra o inimigo oculto nas sombras da morte, que nos rondava a todo momento !

Comments:
Que Deus abençoe esses heróis anonimos, esses homens e mulheres incomparavelmente destemidos !!
 
Volney,

Atos heróicos desses deveriam ter tido mais cobertura da mídia brasileira. Parabéns pela postagem
 
É, só resta cumprimentar esses soldados e emocionar-se com eles. Fico indagando para mim mesmo, se não era o caso de se intensificar missões de ações sociais na esteira dessas tropas no Haití e no Timor.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?