17.11.08
Brasil no Haiti
Na última semana ficamos chocados com as notícias vindas do Haiti e do desabamento de uma escola em plena atividade, com dezenas de mortos. O que infelizmente nós não ficamos sabendo foi a atuação heróica e benemérita de nossos compatriotas. Procurei notícias mais detalhadas e o máximo que consegui ler foi um relato genérico (com trocadilho) aqui. Também só agora soube que a escola é de um pastor evangélico, mas ainda sem maiores esclarecimentos sobre as causas e responsabilidades da catástrofe.
A seguir repasso com erros de digitação (limitações mais do que bem compreendidas) o relato direto da fonte, feito pela Capitã Médica Carla Maria Clausi (foto) que comandou a destemida equipe de resgate. Motivo de orgulho para todos os brasileiros, passe adiante o relato a seguir (parcial) e fique à vontade em divulgá-lo:
O Haiti esta' vivendo ha' 02 dias mais uma de suas grandes tragédias.
O desmoronamento de uma escola numa ribanceira, com uma construção de péssima qualidade.
Ninguém sabe exatamente o nu'mero de pessoas que havia la' dentro, mas acreditamos que fossem cerca de 200 a 300 pessoas no ma'ximo, pelo tamanho e pelas caracteri'sticas do local. Os mortos ja' chegam a 85 confirmados e muito pouca gente conseguiu escapar com vida.
Lê-se na imprensa mundial que estão aqui equipes de resgate norte-americanas e francesas, que vieram inclusive com cães treinados para resgatar pessoas vivas. Mas ninguém diz que eles se encontram
hospedados aqui em nossa Base... e ninguém comenta sobre a atuação do BRABATT neste episo'dio.
Pois bem, senhoras e senhores... Ontem o BRABATT/9 deu um show de competência, de capacidade
técnico-profissional e de coragem !!! Faço este elogio à minha equipe de Sau'de, pois conseguimos salvar com vida, depois de mais de 6 horas de um resgate drama'tico, 04 crianças haitianas, de 6 e 7 anos de idade, que se encontravam presas nos escombros do andar térreo da Escola, num tu'nel formado pelas vigas de concreto retorcidas e amontoadas, que corria o risco de colapsar a qualquer momento !
Com pedaços de cimento que cai'am sobre nossas cabeças, com caliça que soterrava cada vez mais aquelas crianças e as enchia cada vez mais de pânico !!!
Todos os integrantes da equipe, composta por mim, pela Ten BELLINDA, Sgt A'UREO, Sgt PELEGRINI, Sgt WEINER, Cb CASTRO, Cb CLEDIMILSON, Sd SIDNEY e o principal hero'i da jornada, o Cb RICARDO, entramos no local da tragédia sabendo do risco de vida que esta'vamos correndo, mas cientes da necessidade absoluta de nossa intervenção para salvar aquelas crianças, devido à extrema confusão e desorganização que havia no local ! Nada mais gratificante do que a liberação destas quatro crianças, sem qualquer necessidade de amputação de algum de seus membros ou de aparente seqüela !
Nada mais gratificante do que as palmas dos haitianos junto aos seus gritos de VIVA BRASILIA !!!
Nada mais gratificante do que a interrupção do choro desesperado daquelas crianças... transferindo as la'grimas deles para os nossos olhos !!!!!!!!
Que transbordaram de la'grimas de alegria, de dever cumprido, de missão de paz...
Sinto-me extremamente orgulhosa e honrada por haver liderado estes militares, que lutaram contra o inimigo oculto nas sombras da morte, que nos rondava a todo momento !
Comments:
<< Home
Volney,
Atos heróicos desses deveriam ter tido mais cobertura da mídia brasileira. Parabéns pela postagem
Atos heróicos desses deveriam ter tido mais cobertura da mídia brasileira. Parabéns pela postagem
É, só resta cumprimentar esses soldados e emocionar-se com eles. Fico indagando para mim mesmo, se não era o caso de se intensificar missões de ações sociais na esteira dessas tropas no Haití e no Timor.
Postar um comentário
<< Home