4.2.08

 

Toda a vida


Toda a vida esta posta entre parêntesis: nascimento e morte.
Karl Jaspers


Nenhuma propaganda começa assim: Você vai morrer. Nem a de venda de lotes de Cemitério. Mas para nós meros mortais, essa é a única coisa certa na vida (mais até do que os impostos).

Perdemos o sentido da nossa temporaneidade já de muito. O Carnaval era para fortalecer esse princípio. Mesmo que fosse para se viver alguns dias em fúria mortal, para logo em seguida, com cinzas moderar a vida, pois passageira deve mirar o eterno.

Tem uma anedota antiga (coisa mais velha do que o postante): o crente é levado para o Céu, e em seu primeiro dia andando calmamente pelas ruas de ouro, se depara com uma barulheira numa esquina. Se surpreende quando aquele que era seu vizinho, vindo em sua direção, dançando e festejando, e fazendo pouco caso do novo morador: “Não era pecado, não era pecado ...”

O caminho mais fácil é quando promovemos o gueto cristão. E sem muito esforço, ao contribuir com o distanciamento de nosso vizinho, estamos antecipando nosso veredicto. Tornamos juízes, sem toga, sem martelo, sem proferir sentenças – nossos atos são suficientes. E somente por misericórdia e graça é que a fé se tornará disponível a ele. Mas que não dependa de nós, pois não nos misturamos e nada possuímos em comum além do CEP.

Será que realmente estamos sendo sal, promovendo vida para aqueles que nos cercam?

O cristão (o verdadeiro) deveria se cobrir de cinzas o ano todo. E também, curtir a vida com muito mais intensidade que qualquer carnavalesco. Pessoas inteligentes têm capacidade de abraçar idéias antagônicas ao mesmo tempo.

Você pode me dizer: Aí já é demais. Concordo, mas esse é o único caminho.

Comments:
Cinzas e curtição...isso dá um livro. Sério!
 
Bela posta Volney!
:))
Abraço
 
Ricardo e Jorge, vocês são sempre bem vindos por aqui, inda mais falando bem. Faz um negócio aqui no meu ego, he he ...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?