20.11.07

 

Arte 2


O Forum Cristianismo Criativo continua. Veja algumas fotos das duas primeiras edições.


Ontem à noite (desta vez com auditório lotado) pudemos ouvir Carlos Eduardo Pereira falando e tocando e Wilson Tonioli do Verticontes também falando e interpretando (juntamente com seu filho Filipe - ao final). Na mediação nada menos do que nosso grande companheiro Pava. Cheguei atrasado e não peguei o Pocket Show - infelizmente. E ainda fiquei de pé lá no fundão, com muita gente jovem sentada no chão acarpetado.

O desenvolvimento do tema ganhou uma faceta mais prática. Para mencionar alguns dos desafios: Que tal a liderança abrir mais espaço para as manifestações artisticas (diferentes e inovadoras)? E de se ter um Ministro de Artes (ao invés de Ministro de Música)? E se responsavelmente cada 'artista' (todos nós somos) parar de se auto-censurar? Como soltar o talento - aprimorá-lo e respeitá-lo?

Para encerrar tivemos uma demonstração clara de que podemos complementar o serviço do culto dominical com expressões tão ou mais legítimas (do ponto de vista da pedagogia e da didática). E aí entram em cena Pedro e André trazendo à luz, mais uma vez, o relato vivo da multiplicação dos pães e o andar de Jesus sobre as águas. Texto brilhantemente desenvolvido e intrepretado por pai e filho, como muita mágica na simplicidade arguta e esperta de tiradas inesperadas e extremamente cômicas. É um banho na alma.

Essa iniciativa da W4, comandada por Whaner Endo é uma prova contundente de que temos necessidades escondidas e reprimidas. E que a Arte é muito mais que tema para debate. A arte tem a ver com o estilo de vida, com a jornada diária da pessoa (sendo cristão ou não), com o mundo em que vivemos e com as pessoas com que nos relacionamos.

Este mês devo voltar mais vezes ao tema. Já compartilhei acerca da força da literatura (e pra tanto recorri a um texto de Amos Oz, aqui), e também dei uns pitacos para iniciarmos a pintura de um quadro mais bonito no meio de nosso povo, aqui.

* Ilustrando acima, podemos ver o teatro romano do Século 2 localizado em Bosra na Síria.

Comments:
Oi, Volney.
Cara, obrigado pelo apoio que você tem dado ao evento.
Como você disse, existem "necessidades reprimidas e escondidas" nos porões das igrejas, ao falar-se das artes.
Sonho com o dia quando, realmente, as artes deixarão de ser tema prá debate e passarão a ser algo natural na vida dos cristãos.
Abração e nos vemos na próx. segunda.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?