29.8.06
Histórias de um menino
Quando menino, ele foi morar nos Estados Unidos com sua família. Seus interesses eram aviões, esportes, histórias de guerra e Ursula Andrews. Amava os Beatles mas não ligava para os Rolling Stones.
Era a década de 60. Tempo de Vietnã, guerra fria e forte propaganda anticomunista.
Numa noite quente de verão, seus sonhos de adolescente foram repentinamente interrompidos por sirenes, combates aéreos, foguetes sendo disparados de casulos subterrâneos e bombas atômicas explodindo em áreas urbanas. O grito na noite o despertou. Era apenas um sonho? Não, era um pesadelo.
Sorte de nós brasileiros que sempre ficamos longe dessa sombra macabra de uma ameaça atômica. Às vezes a maior malandragem é continuar com a fama de pobre e sub-desenvolvido e aproveitar a vida.
- - - - - -
Bill Maher ontem esclareceu no Larry King, quem são os Estados Unidos: comparou ao menino briguento e fortão da época de colegial, que não sabe nem fazer soma, mas que bate em todos que o provocam.
O Irã de hoje é o alter-ego do Bush – comenta Maher logo em seguida. Há mais do que um bufão a sentar-se numa bomba atômica imitando a cena final de Doctor Strangelove de Kubrick, com Peter Sellers fazendo três diferentes papéis.
Preciso de orientação
Alguém me explique por favor - só peguei o finzinho da mensagem:
AS INSTRUÇÕES, ANTES DE FAZER AS CÓPIAS.
IMPORTANTÍSSIMO:Não aja de forma desonesta, deposite a quantia de R$ 1,00 (um real) para cada pessoa da lista. Faça um compromisso com Deus e com você mesmo de não repassar este programa sem antes ter depositado os valores, somando R$ 6,00 (seis reais).
DEUS irá honrar você. ÊLE tudo vê , tudo sabe ..."E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também" (Lucas 6.31).
Boa sorte e que JESUS CRISTO lhe abençoe sempre !
O sujeito se dizia pastor de Caxias do Sul e a certa altura insistia:
Porquê não? Pior do que eu estava não poderia ficar. Um investimento mínimo para um retôrno INACREDITÁVEL !!!
28.8.06
Uma analogia
Costumávamos brincar com a múltipla utilidade do bandeid (band-aid), que até pra dor de cabeça, bastava colocar na testa.
Recebi esta matéria do Barna Group chamando a atenção pela analogia contundente.
De acordo com o relatório BARNA, recentemente concluído sobre o estado da fé dos americanos pós 11 de setembro (2001) as pessoas usaram a fé como um band-aid gigante. Só ajudou a lidar com a feiúra do evento, mas não ajudou em nada para trazer cura, e após um breve período de uso foi descartado.
"People used faith like a giant band-aid – it helped people deal with the ugliness of the event but it offered little in the way of deep healing and it was discarded after a brief period of use.”
27.8.06
Você não viu nada
Acha que já sabe de tudo?
Que já viu de tudo e nada lhe espanta?
Pega esse gancho pra pendurar seu paletó.
26.8.06
Ainda não entendi
O ilustre professor Antonio Medina mencionou numa rodinha de papo onde este menos iletrado simplesmente atento só ouvia que: o PSDB ensina gramática, enquanto o PT literatura. Era algo assim, e que por mais que ele repetisse, poucos entendiam (e eu concordei).
Isso já faz uns dois meses, e ainda ressoa em minha cabeça - ainda mais quando leio as pesquisas eleitorais. Não queria outro mandato pra Lula. Mas sou só um voto do lado de lá dos 53%.
Marvin Olasky é um cristão com uma história e um dos expoentes da direita religiosa americana. Merece meu respeito, apesar de meu pé atrás com essa gente. Uma das coisas que irrita - e tem tudo a ver com a gramática, é por exemplo:
Americans who make up the religious left often have a poor understanding of economics and often underestimate the ravages of sin, but they also tend to display personal commitment and compassion.
Um cristão, independente de tendência deve mostrar compromisso e compaixão. Agora por ele ser de esquerda sua compreensão de economia é limitada e a doutrina do pecado é fraca?
Não é a toa que - de maneira injusta (a meu ver), Schaeffer é retratado como (20 anos depois de morto) um dos sustentáculos da Direita Religiosa Fundamentalista. Sei lá. Sinais do tempo. Gramática. Falta literatura.
Ainda não entendi. Mas como dizia Paulo, prossigo ....
25.8.06
Em falta?
A cura do bloqueio do escritor é bloco.
E essa é pra se pensar:
The Protestant Reformation is often perceived as having pitted the biblical Word of God against ecclesiastical tradition. It is true that sometimes the Reformers complained about the way in which tradition nullified the teaching of God's Word.
David Wells
Em tempo: The cure for writer's cramp is writer's block - certamente será melhor traduzido.
13.8.06
Correndo
Forte a mensagem de hoje de manhã. Em resumo a história de Ezequias e uma lição de contentamento versus acomodação. Quando a oração pode mudar o seu destino mas nem sempre vem de encontro com o que (aos olhos humanos) seria o melhor.
É forte a chamada: "Não devemos pedir para mudar o coração de Deus, e sim para que Deus mude o nosso coração."
Gosto da poesia de Eclesiastes (9:11,12):
Percebi ainda outra coisa debaixo do sol:
Os velozes nem sempre vencem a corrida;
Os fortes nem sempre triunfam na guerra;
Os sábios nem sempre têm comida;
Os prudentes nem sempre são ricos;
Os instruídos nem sempre têm prestígios;
Pois os tempo e o acaso afetam a todos.
Além do mais, ninguém sabe quando virá a sua hora ...
12.8.06
Estou em dívida!
Somente 9% do mundo me conhece. Ou melhor (despretenciosamente he he ...), eu desconheço 91% do mundo. E é provável que seja bem verdade quanto ao Brasil! Só no ano passado visitei cidades ainda não trilhadas por meus pares de 45 (in all colors and shapes). Tipo Belém, Natal, Fortaleza, Vitória, Floripa! (Ceis acreditam?)
O link moralmente prometido pra se divulgar é este. Quero ver os vermelhão do Lou (também conhecido como o International!). Há uma prosa coletiva acontecendo (gostei - idéia legal!)
5.8.06
Minh'alma navega
Better than glory, or honors, or fame,
(Though I am striving for those to-day)
To know that some heart will cherish my name,
And think of me kindly, with blessings, alway.
Ella Wheeler Wilcox
Motivado por uma lembrança de Israel Belo - veja e ouça aqui - fui atrás deste poema no original da dona Ella.
THE WINDS OF FATE
One ship drives east and another drives west
With the self-same winds that blow; '
Tis the set of the sails
And not the gales
That tells them the way to go.
Like the winds of the sea are the winds of fate
As we voyage along through life;
'Tis the set of the soul
That decides its goal
And not the calm or the strife.
Dá link para:
Everyone should carefully observe which way his heart draws him, and then choose that way with all his strength.
Ditado popular hassidico
É um pouco do que estou preparando pra falar sobre produtividade, organização e gestão pessoal de vida. Tanto da prumada d'alma (veja a tradução mais abaixo), como da força e energia para se fazer história. Sua própria vida, uma história - vivida e real. Não precisa ser uma grande história. Mas tem que ser A história.
E no post da Gruta, Lou me lembrou de Walt Whitman - estava reservando qual pedra afiada, a ser usada numa futura discussão que dificilmente aconteceria.
Do I contradict myself?
Very well then I contradict myself,
(I am large, I contain multitudes.)
Pode ser Qualquer Um falando - não é verdade?
Brabo é dez - literalmente como aqui do lado nos lembra sempre:
Mas as palavras são marinheiros promíscuos que deixam às vezes mais de um filho em cada porto.
Esses marinheiros estão nesses barcos. Leia mais aqui.
Bem voltando pro Israel Belo, ele traduziu o poema que Swindoll usa no capítulo 2 de "So, you want to be like Christ?" (p. 26):
OS VENTOS DO DESTINO
(Ella Wheeler Wilcox - trad. Israel Belo de Azevedo)
Um barco sai para o leste e o outro para o oeste
Levados pelo mesmo vento que sopra:
É a posição das velas,
Não a f'orça dos ventos,
Que lhes dita o curso a seguir.
Como os barcos no mar são os ventos do destino
quando navegamos ao longo da vida:
É a posição da alma
que determina a meta,
e não a calmaria ou a luta.
3.8.06
Just for the record
Weinberger é meu amigo, porque é amigo do Dimantas. É amigo-companheiro do Searls e do Rage Boy. Então é meu amigo. É co-autor do Cluetrain Manifesto, então é meu amigo. E dá lição nessa hora de confusão e de desentendimentos. Então é meu amigo.
Mel, this isn't the religion you think it is. It's not Christianity-without-Christ. It's something really different. And really rather wonderful, even to an agnostic like me and, I'm confident, to a Jew-hater like you.
Just for the record: o cara bebaço andou falando besteira. Agora ouve o que não gostaria.
A Mentira Pregada
Por anos temos insistido na falsa religião. Bem no meio dos círculos cristãos. Com falsas pressuposições temos construido uma fé distante de Deus. Uma das maiores mentiras que construimos foi a da existência do centro da vontade de Deus.
Como se pudessemos andar e viver no dia a dia existencial, segundo a segundo, certinho e direitinho como Deus mandou exata e detalhadamente para mim.
Pois bem, vou dizer aqui na lata. NÃO EXISTE O CENTRO DA VONTADE DE DEUS. Isso foi uma grande balela (e ainda é!!!).
Vestidos de santos e querendo levar outros a encapuzar uma roupagem que é externa e não toca a alma individual, temos criado uma religião que usurpa de termos bonitinhos e bem criados para incutir mêdo, manipular e dar manutenção a interesses distantes do Reino.
O lugar mais seguro do mundo é no centro da vontade de Deus*. BS!! Invencionices e balelas. E assim como essa, outras centenas. Que continuam a ser ensinadas mais do que dominicalmente!
Cadê o cristianismo bíblico? Cadê a verdadeira reforma? A individual, pessoal e autêntica?
Veja agora um video teipe (foi originalmente filmado em super 8) onde eu estou falando com os jovens e insisitindo nessa mentira. Aqui.
P.S. - alguem pode me ensinar a fazer tachado no blogger?
2.8.06
E ...
Sometimes I feel so low-down and disgusted
Can't help but wonder what's happenin' to my companions,
Are they lost or are they found, have they counted the cost it'll take to bring down
All their earthly principles they're gonna have to abandon?
Bob Dylan
- - -
Sr. – Posso ajudá-lo?
Rapaz – Não, obrigado. Estou apenas de passagem.
Sr. – E vai demorar?
Rapaz – Espero. Não sou eu quem decide ...
Sr. – Mas o que você está esperando? Ser chamado?
Rapaz – Ah... de uma certa forma já fui chamado.
Sr. – E ...
Nada depende de mim. Tudo depende de mim. Não sou eu quem decide. Posso decidir tudo. Temos uma única vida pra viver. E há uma urgência do momento.
- - -
Train at Night in the Desert, 1916
Watercolor on Paper
1.8.06
No post
Pensar Profundo
Entenderia melhor certas posições ditas conservadoras, por terem origem num pensamento mais profundo e coerente. Subir nos ombros de gigantes para ver melhor o futuro, significa antes de mais nada conhecer com intimidade qual(is) o(s) gigantes(s) que voce vai usar como referência. E antes de tudo pensar. Pensar por si e checar sua coerência.
Ser conservador por manter a tradição e acatar uma linha teológica por conta de terceiros não é uma opção saudável (no mínimo). Daí que me considero conservador 'pesar de não defender as muitas posições teológicas estados unidenses.
Brabo, com muita propriedade, nos dá perspectivas de ordem teológica, mais do que histórica, para refletirmos acerca de uma posição passiva-sem-pensar pró-Israel (sem nenhuma conotação anti-semita). É sabido que na Escola Dominical bebemos de fontes direcionadas. Assim como de muitos livros textos e até de ficções ditas cristãs.
O que faz pior mal, Dan Brown ou Tim La Haye? A discussão porém não é essa - hoje!
Ao quebrar o paradigma do pensamento raso corrente com uma chamada para que aceitemos que O ESTRANGEIRO SOMOS TODO NÓS, Brabo toca o tema com uma perspectiva bíblica da questão - e muito mais evangelical (no sentido raiz do termo).
O conflito Israel-Hezbolah traz também do setor dito conservador americano, reflexão:
With bombs bursting over Nazareth, much attention has been paid to the high level of support for Israel from America's conservative Protestants. For some secular observers, it is assumed that this is because each of these evangelicals and fundamentalists has a copy of The Jerusalem Post in one hand and Left Behind in the other.
This is far from the truth of the matter.
Continue aqui, e voce lerá inclusive que:
The current secular state of Israel is not the fulfillment of God's promise to Abraham; Jesus is.
Ao confundirmos povo, nação, propósitos no tempo, dispensações e falta de pensação ... para dizer o mínimo, haja cabeça confusa em nosso meio!
O Ministério da Saúde recomenda ...
Será que não está na hora dos cristãos começarem a pensar? E de preferência, de maneira profunda?