28.7.06

 

Gratidão


Dostoievsky foi certamente um raro e sensível tradutor dos mais profundos sentimentos humanos. Seus personagens saltam para a vida como que penetrando nosso cotidiano - a despeito de séculos, línguas e culturas que nos separam.

No fundo o homem é o mesmo. E no raso também. Principalmente no raso.

"Se ela [a humanidade] não for estúpida, é monstruosamente ingrata! Fenomenalmente ingrata. Na verdade, creio que a melhor definição do homem é de bípede ingrato."

Disse Moisés a Israel: "O Senhor não vos amou e escolheu porque éreis mais numerosos que outros povos, pois éreis o menor de todos os povos. Mas foi porque o Senhor vos amou."

Os Guiness:
"Temos que colocar graça e juízo, céu e inferno, um contra o outro como alternativas? Claro que não. Jesus acredita claramente em e ensina a ambos. Mas surpreendentemente, suas admoestações sobre o inferno não foram dadas àqueles que a maioria das pessoas de sua época achavam que iriam para lá. Para os chamados publicanos e pecadores Jesus falou de graça.Geralmente ele diriiu suas advertências sobre o inferno àqueles que eram complacentes quanto a seu lugar no céus. Cheios de si e de seu senso de "escolhidos" e "pureza", os fariseus haviam esquecido da graça e não tinham senso algum de gratidão."

Comments:
Pra não ser ingrato, deixo aqui minha gratidão por uma reflexão tão relevante. Obrigado, mano.
 
Eu que agradeço, sua visita e leitura, seu comentário e sua gratidão ...
 
Eu precisava mesmo ler essas palavras, ando complascente, faz tempo.

Cuidado com esse negócio de ficar lendo o Dostoievsky. Você não viu o que aconteceu com o Gondim depois que começou a lê-lo?
 
Por falar em Dostoievsky, depois (ou antes) da Bíblia precisavamos le-lo mais e mais!!
 
Mas, que ninguém o saiba.
 
É o poder da teologia narrativa, velho. Uma história de Dostoiévski, de Tolstoi ou de Tolkien fala e cala mais sobre Deus do que sonha a nossa vã teologia sistemática. Yancey não se cansa de dizer isso, e sou grato a ele também. Soli Deo Gloria, como diz aquele menino.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?