3.12.10

 

Deserto, Comunidade e Amor - 1

Dizem que foi feito um concurso entre os países para se publicar um livro para os novos convertidos. Os alemães logo trouxeram Pequena Introdução à Vida Cristã - compêndio em 7 volumes (3.867 páginas). Já os americanos apresentaram um pocket book: Better, Stronger and Faster Christians (USD$9,99 - compra-se pela Amazon). Quando chegou a vez dos brasileiros eles responderam: "Mas terminava hoje o prazo de entrega?"

Pois é - tomara que essa piada seja verdade para nós. Longe de ser um paralelo à teologia de outros países, a verdade é uma só. Talvez a graça seja mais abundante entre os atrasadinhos. Talvez a graça se achegue a quem é mais carente. E bem possível que a graça seja mais efetiva em quem se apresenta mais fraco.

- - - -

Quando o Cristianismo não faz sentido é mais que um título, um livro, ou um movimento. É uma constatação clara de que perdemos o rumo em algum ponto da história. E é urgente o arrependimento e o voltar-se a Ele. Uma nova conversão. Uma re-conversão. Um reavivamento.

Esqueceram de mencionar o Deserto, deturparam a Comunidade, e prenderam o Amor na teoria. Mas se for para tecermos uma crítica - na verdade uma auto-crítica - devemos focar nesses três pontos para resgatar o que é caminhar com Deus.

Primeiro vem o deserto. Não foi à toa que Jesus começou assim. Não existem atalhos, não existem vias rápidas. Não existe molho pronto nem enlatado instantâneo. Tem que curtir, tem que ir fundo, tem que mexer com o interior. Se não - nada feito. O deserto é a prática mais antiga e saudável do cristianismo. Mas é perigosa. Gera crescimento e uma certa independência de tutores. Traz autonomia. Enche o filho de Deus do Espírito Santo. E faz bem. Muito bem.

A comunidade é o local da interdependência. Não há hierarquias nem exercício de poder (entenda: dominação, manipulação e opressão). Na comunidade somos um. Em comunidade somos muitos. A comunidade é todos. Onde há comunidade há expressão de Jesus - união, dedicação, doação e serviço.

O amor é o amor. Ponto.

(a continuar)

Marcadores: , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?