10.12.09

 

Clímax em 2009


É possível que com o Natal, você ainda participe de bons eventos neste ano. Mas a noite de ontem pode bem ter sido o clímax de todas as manifestações e e-ventos que sopraram ao longo deste ano.

Poderia ir além, dizendo que consubstancia um novo território de onde se percebe as brisas de alento para os indignados do Reino.

A minha posição - e não é de hoje - tem sido pública. Juntos, dezenas de blogueiros irmãos tem feito coro para uma contínua reforma e uma profunda conversão. De todos. A começar pelos velhos, tradicionalistas, experientes, poderosos e influentes - e indo aos mais jovens, afoitos e arrogantes. Sou muito dessa impudência. Mas já bem vesti a carapuça para - tentar pelo menos - abandonar esses secos caminhos da religiosidade.

O institucionalismo cheira mal. E as pessoas precisam de renovo.

Com seu blog, A Bacia das Almas, Brabo tem nos brindado com seu pensamento arguto e sua reflexão poderosa. E ontem, com o lançamento de seu livro homônimo, vira-se mais uma página desta tão ansiada reformulação de posturas, idéias e práticas. Uma iniciativa da Mundo Cristão - que tem exercido uma inquestionável liderança em publicar autores nacionais de altíssima relevância para o tempo presente.

Como uma cereja tripla no bolo, fomos brindados nessa noite, com a presença de Jung Mo Sung, Ed René Kivitz e Lourenço Stelia Rega. O poder de síntese do trio, aliado à perspicácia do autor, criou um molho bem apropriado para a ocasião. Parabéns à direção da editora.

Após o evento participei do terceiro tempo, no restaurante ao lado da livraria Cultura. Por ser presidente de honra do fã clube de Paulo Brabo, fui convidado a sentar-me ao seu lado, e assim usufruir um pouco mais de sua amizade.

Comments:
Obrigado, Volnei. Realmente foi uma noite iluminada. Foi legal contar com sua presença.
 
Ah! se inveja matasse! Poderiam me enterrar agorinha!!!
 
Tava lá em espírito.
 
ola muito o seu que Deus ter abençoe
visite o meu http://grupocrita.blogspot.com
 
Volney,

Você não deve ser levado muito em conta, porque é remanescente do tempo em que havia gigantes sobre a terra, do que dá testemunho o tamanho do seu coração.

Aceite minha gratidão pela graça de estar do meu lado desde muito antes de qualquer convite.
 
Brabo
Essa sua manifestação é o ápice do climax.
 
Fica aqui minha versão dos fatos:

http://alexfajardo.wordpress.com/2009/12/12/desmitificando-paulo-brabo-e-sua-bacia-das-almas/
 
Oi, Primo!

Como o Rubinho, também fiquei com inveja, hehehe

Passando por aqui para desejar um Natal abençoado, com muita saúde para você e seu pessoal, Volney!

Uma beijoca carinhosa,
Nela

PS: Agora vou te deixar com inveja:

Encontrei a Romilda na minha comunidade, no culto de Natal!

A gente não conseguia parar de se abraçar e de sorrir de alegria! Foi um momento especial!
 
Acho o Paulo Brabo arrogante e muuuuuito vaidoso. E bota vaidoso nisso!!

Marcelo
 
Você acha Marcelo?

Deve ser por isso que ele não tira aquelas sandálias da humildade (vide lançamento do Em 6 Passos).

Mas se for, quem não é ? Ou voce acha que eu coloco minha foto lá em cima e mantenho o blog com mais de 600 postagens aqui? Talvez por uma santa vaidade.
 
Eu acho sim, Volney.

Eu vi a foto...que coisa triste!...o comentário embaixo só piora ("...a foto fala por si só...não precisa falar mais nada, né?"...ou algo assim).

Tipo: eu sou o alternativo. Os outros são os religiosos e vendidos...

Ui...

Olha, acho que muitos não são vaidosos, ou não são tanto, pelo menos nesse aspecto (não sei de vc, além do que fazer um blog e colocar a foto lá não tem necessariamente algo a ver com isso).

Acho que o Brabo faz da "humilde vaidade" uma coisa muito enganadora, a si e a muitos. Vejo que ele faz questão de dizer algo "diferente", só pra carregar a pecha de não-ortodoxo. Acho que ele sabe que religião não é bom, mas não conhece e nem vive o que é bom, o Evangelho. Acho que ele conhece a reação, mas não a proposta. Sabe que não deveria ser por culpa, medo e obrigação, mas desconhece o caminho do amor.

Abraços

Marcelo
 
Ih Marcelo,

Você quer começar uma conversa, então?

Bem pra isso você tem que primeiro reparar naqueles que comentaram antes de você. Todos são gente de peito aberto e cara limpa. Mesmo o Lou em suas agruras e vida de Gruta não tem mêdo e não se esconde. O único que não tem perfil (dos que lhe antecederam) é o Mark Carpenter - figura pública no meio evangélico há uns 30 anos. Mesmo assim ele tem sobrenome.

Você é bem vindo aqui - como todos os maltrapilhos, tolos e insensatos cristãos que ainda creem e lutam pelo Reino.

Mas não sei nada a seu respeito, a não ser que vem tentar subir nas minhas costas com para pisotear um dos meus bons amigos.

Nem sei se você é Marcelo mesmo.

Quer conversar com descência? Vamos conversar sobre idéias, conceitos, pensamentos e fatos gerais e objetivos da vida.

Você tem sobrenome?

Quer baixar o nível? Aqui não velhinho. Meu blog não serve para esse tipo de serviço. Pode até ter acontecido algum deslize meu -- mas foi raro -- onde a bílis não aguenta os lobos travestidos de pastor.

Se alguma coisa do Brabo lhe afeta, vai tirar satisfação diretamente com ele. Creio que ele fechou o comentário na Bacia, por causa de gente como você. Eu tenho mais paciência ou sou mais tolo ainda. Ou os dois.

Você só acha ("Eu acho que ele ...") - eu sei e assino embaixo em tudo que escrevi sobre o cara. Você tem coragem de assinar alguma coisa?

Permanecerá esse seu comentário para ilustrar como NÃO se faz conversa na blogosfera.
 
Volney

Como assim "vc quer começar uma conversa, então?". Não é aqui um lugar pra conversa? Já não estamos conversando?

E pq acha que "tenho que reparar naqueles que antes comentaram antes de mim". Pq acha que já não o fiz?

O que é "ter perfil"? Pq insinua que não tenho o peito aberto, cara limpa, ou que me escondo?

Nome?
Marcelo Marini.
Pronto.
E daí? Mudou o que?

Como assim "baixar o nível"? Vc diz "nem sei se Marcelo é mesmo seu nome, pergunta se tenho sobrenome (??), pergunta "se eu tenho coragem pra assinar alguma coisa", diz "aqui não, 'velhinho'"...e eu que baixei o nível??

Diz que eu quis "subir nas suas costas para pisotear um dos meus bons amigos"...O que vc quer dizer com isso? Eu lhe ofendi? Falei de vc? O Paulo Brabo é incriticável só pq é seu amigo?

Eu "acho" como vc tbm "acha". Ou sua bílis só aguenta opinião convergente com as suas, e a respeito das outras vc chama seus autores de "gente como vc", como me chamou?

Marcelo Marini
 
Esse livro é fantástico. Confesso que comprei só pela belíssima capa, mas abacei virando mais um fã e, se posso dizer, seguidor do Brabo. Recomendo a todos, pois o texto é livre de vícios e empolga do começo ao fim!

Cristiano Buaventura - SP City
 
Marcelo Marini velhinho,

Se você quer conversar - converse.

Reagiu rápido hein? Já arrumou o seu perfil que estava bloqueado?

Não sei sinceramente quem você é - ainda. Só sei que você está escolhendo o lugar errado para vir aqui falar mal de meus amigos.

Quer me criticar - me critique direto, e de maneira objetiva.

Quer criticar uma terceira pessoa?? Não velhinho, não é aqui que você vai encontrar espaço. Ainda mais se for meu amigo.

Repito - quer criticar ou achar que uma outra pessoa é 'muuuuuuito' ... tenha coragem e vá dizer diretamente a ela. Ou abra um blog e vá postar suas críticas às pessoas.

P.S. Cara - você gosta de fazer juizo mesmo: "opinião convergente" (??) - você está por fora.

P.S. 2 - Outra coisa - esse blog é simplório e não dá muita repercussão, viu!
 
Opa!

Sem querer pegar o bonde andando e dar tchauzinho da janelinha, mas já fazendo...

Sei lá, não achei que foi um 'falar mal' por 'falar mal'. O que eu vi foi uma crítica a uma certa vertente que tá surgindo de um tempo pra cá, que é do pessoal sem igreja/anti instituição/etc.

Olha, eu noto uma certa arrogância sim deste pessoal, como se quem tivesse em 'igrejas institucionalizadas' fossem seres inferiores e a evolução estaria em sair deste 'eixo do mal'.

'Igrejas' são imperfeitas? DEMAIS, mas DEMAIS mesmo. Mas porque? porque é feita de gente, gente imperfeita, como eu, vc, e trocentas outras pessoas que também são imperfeitas, mas buscam por comunhão com Deus.

Então EU (tipo, MINHA opinião, ó) vejo que esta batalha contra 'Instituição' acaba meio que um ciclo infinito, porque pode ser numa Igreja batista de 150 anos, reuniões em casa q começaram semana passada, ou aquela reunião periódica q um grupo de cristãos faz num pub, vai ser algo institucionalizado, e sim, algo formado por veja! Pessoas imperfeitas! :)

Tem muita coisa que concordo demais com este pessoal, a Igreja no Brasil (aliás, não só aqui) tá cheia de podre e cheia de coisas que PODEM e DEVEM ser consertadas, mas esta batalha contra a instituição em si acho em vão

Bom, sei lá se minha opinião vale de alguma coisa, né rs

Desculpa qualquer coisa

abração e té mais!
 
é Thiago, é isso aí.

Mas se o cara é amigo do Volney, então é perfeito, nunca diz bobagem e é incriticável.

Td bem.

Da próxima vez (se tiver), prometo que entro aqui só pra elogiar.

Ficou bom assim?

Blz, então.

Abraços

Marcelo
 
Obs: só não comento os textos do Brabo no site dele pq ele mesmo(como inclusive foi citado aqui), fechou esse espaço pra opiniões.

"Gente como eu"(leia-se aí como "gente que possivelmente discorde dele")...hmmm...argh!

E eu que não sou corajoso...

Marcelo
 
Oi Thiago,

Sua participação é bem vinda - como é para todos.

Entendo o que você fala - baseando-se no sub-título do livro do Brabo e nos escritos da Bacia.

No dia do lançamento foi feito um debate - amplamente divulgado e aliás gravado e deisponível.

Então vamos pegar esses fatos concretos e objetivos (o que o Ed, o Stelio Rega, o Jung falaram - por exemplo) e discutir ... Aí sim temos uma coisa legal e edificante.

Taí uma discusão de idéias. A respeito da Instituição eu mesmo coloquei um vídeo do Ariovaldo criticando o Caminho da Graça exatamente nessa perspectiva. E nessa noite foi discutido isso.

Agora não vamos antes de discutir uma idéia, descer o sarrafo no portador da idéia que discordamos!

Me aponte alguém que não seja vaidoso de sua postura independente e liberta? É muito difícil conciliar as coisas.

Agora que o Brabo tem sido único em muitas aspectos, isso ele tem - e por discordar-se dele, não é certo tirar o seu mérito.
 
Volney

Minha opinião sobre o que o Brabo é resultado do que ele escreve. E só. Ou ele pensa uma coisa e escreve outra?
Pelos meus frutos vcs me conhecem (tanto o que eu falo como o que escrevo). Simples assim.
Quem não quer sofrer isso então que não se exponha, ao invés de criar um blog pra dizer quem é e o que pensa.
Vc já chamou alguém de fariseu ou legalista, por exemplo? Aposto que sim. Eu tbm. E pq? Oras, isso em função do que o cara pensa, fala e prega. Nâo é?
A mesma coisa vale para o Brabo, pra mim, pra vc ou pra qualquer um que ouse falar o que pensa.

Oui então o cara tem que arrumar um cão de guarda pra gritar toda vez que alguém o critica...

Ave Brabo!!

Marcelo
 
Marcelo,

O Brabo é imperfeito. Eu sou tanto e mais. Todos os meus amigos são assim cheios de defeitos e cientes disso. E eu só os aceito se eles me aceitarem com meus defeitos.

A discussão se encerra aqui.

De novo - pra conversar sobre ideias, as portas estão abertas. Se assim for, Marcelo, vá na postagem de hoje (ou em qualquer outra) e participe dos comentários por lá.
 
Acabei de ler o Livro de Brabo hoje, e não tenho palavras para descrever a genialidade desse cara... Só posso fazer recomendações!!! Leiam e tirem suas próprias conclusões...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?