8.8.09

 

Angústia e Esperança


Sábado cêdo e não cedo ao descanso. Ligo as máquinas e fico ligado no mundo. Poucos segundos e já estou em muitos lugares.

A TV no mute, o twitter de leve, outras janelas. Estou ali em Porto de Galinhas e de pijamas. Assisto de soslaio ao ex-bigodão Malafaia e seu parceiro Cerullo - no mute please. Via internet ouço um cabeludo, chamado Marcelo Branco (que preside o Campus Party) falar no podcast. Prefiro sua voz.

Navego. Leio no Pavablog entre várias atualizações, o Ruben do Mukamatrix que nos traz uma paródia - da censura, do controle evangelical, da tentação de se abraçar uma teocracia marota. É só um ensaio, um conto, que aumenta um ponto.

Em paralelo acompanho um de meus heróis do momento, de nome Don Tapscott. Ele está evangelizando acerca do mundo digital, os nativos digitais e a o wikinomics. Não é a mensagem do Evangelho. Mas é uma mensagem da transformação: de que muito vai mudar e de maneira profunda. Poderá ser para o bem ou para o mal - mas vai mudar.

Ali a TV me angustia. Vejo os pedintes de 900 pilas (redondas) - pelo câmbio de ontem é 500 doletas certas. O tamanho dos números na tela chamam minha atenção. Tem a ver com o fato de que quem pede é o gringo? Ele terá participação monetária na arrecadação? O sábado de manhã fica reservado para os evangelicais (alguns menos e outros menos ainda) na televisão - enquanto acompanho uma outra revolução. Onde estão os verdadeiros revolucionários? Quem deveria ser revolucionário?

- - - -

Um fio de esperança. Na palestra desta manhã Don Tapscott enfatiza que as redes sociais vão minar e enfraquecer a intermediação da comunicação (vide TV), e vai mudar de maneira radical o sentido do broadcast (de um para muitos) para a interatividade dos pares (de muitos para muitos). Há resistências - ele avisa. "Afinal, investiram bilhões de dolares em infraestrutura, e por isso não vão abraçar o novo modelo tão cêdo."

Se de um lado me angustio com os 'coronéis evangelicais' - de outro percebo a falta de vanguarda, de visão e de retrógrado. E isso será o desastre para eles (mas não os alerte, por favor).

Quando vejo a boa discussão acontecendo em blogs, no twitter, no youtube e as redes sociais se ampliando e fortalecendo - sinto novo alento. No meio da angústia sinto esperança.

Maranata Senhor Jesus!

Comments:
Valeu Volney,

Mesmo vendo nada mudar de forma contundente não consigo parar de pregar e alertar. Acho que lá no fundo ainda há uma coisa chamada "esperança". Não que este mundo mude mas que muitas pessoas deste mundo mudem. A começar por mim.

Um abraço.
 
Estou com pr Julio e não abro !



bjoooo
 
A começar por mim (valeu @prjulio)! E acredito, twitto, blogo, falo por todos os dedos.Vamos jogar nossas idéias nos ventos desse novo tempo e, de olho na coronelada (no mute)<=|
 
Em uma conversa via MSN com um cabra qualquer que me adicionou para divagar e filosofar... teologar mais do que o "saco" aguenta na verdade, a opinião dele é de que há muitos textos e pouca ação.

Escreveu que escrevemos muito e fazemos pouco.

Daí retruquei perguntando: "Escrever não é fazer alguma coisa? Não consigo dizer que o legado de C.S. Lewis foi não fazer nada!"

Há homens que mudaram o mundo por causa de um livro!

Acho que as pessoas estão acostumadas com aquelas revoluções barulhentas, alardeadoras e violentas!

Tenho uma pequena sensação de que algum dia os poderosos de toda laia, os aproveitadores, os coronéis vão parar e pensar: "Puta que pariu! Como foi que isso foi acontecer debaixo dos nossos narizes?"
 
Sou novo na blogosfera, vcs são pra mim fonte de inspiração e lucidez. Deus abençoe a vida de cada um...e não parem, por favor!!!

Uma voz...(João Batista no deserto)
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?