1.7.09

 

Vozes que se juntam


Olho para trás e fico animado. Nesses poucos anos de blogs tenho visto várias vozes ativas nos chamando para a mudança. É um misto de libertação e de conselho. São homens e mulheres que independente de traumas e feridas, estão fraternalmente atuando em comunidade para ajudar seus leitores no processo de cura e de crescimento.

Esse fim de semana somos brindados pela entrevista de Marília Camargo César na Revista Época e repercutida pela blogosfera. Nas próximas semanas a Editora Mundo Cristão estará lançando seu primeiro livro, com o título Feridos em nome de Deus.

Separei alguns trechos da entrevista e comento:

A grande crítica de Freud em relação à religião era essa. Ele dizia que a religião infantiliza as pessoas, porque você está sempre transferindo suas decisões de adulto, que são difíceis, para a figura do pai ou da mãe, substituí­dos pelo pastor e pela pastora. O pastor virou um oráculo.
Bem na môsca! Essa característica é meio que generalizada entre os evangélicos: são infantis e crianças - longe de uma perspectiva adulta e séria diante da vida e dos desafios do mundo.

O pastor evangélico virou um papa, a figura mais criticada pelos protestantes, porque não erra. Não existe essa figura, porque somos todos errantes, seres faltantes, como já dizia Freud. Pastor é gente. Mas é esse pastor messiânico que está crescendo no evangelismo. A reforma de Lutero veio para acabar com a figura intermediária e a partir dela veio a doutrina do sacerdócio universal. Todos têm acesso a Deus.
Bem é exatamente por causa desse tipo de erro, que muitos tem se valido de outras nomenclaturas para exarcebarem seus poderes - tais como bispos e apóstolos (assim dão a impressão que estão mais pertos de Deus).

Comments:
Tudo muda pra tudo ficar igual? É a ânsia de poder e a insegurança de admitir-se falho, "pecador". Haja orgulho!!!
Ah, + uma vez, parabéns!!!
 
Essa é uma crítica mais polida e acertada do que tentou fazer Frank Viola por outras vias, ao dito, ministério pastoral.
 
Perto mesmo só os que seguem os seus mandamentos, como Ele mesmo disse.

Também disse algo sobre quem se exalta ser humilhado...bem, que lê a Bíblia sabe do que eu estou falando.
 
Volney,

Estão reduzindo o sacerdócio universal dos crentes a um clero novamente, misturando figuras do Antigo Testamento, fazendo de cantores, levitas e pastores, sacerdotes e sumo-sacerdotes.

Abraço.
 
uuu!!
parabéns!
beijos,
alê
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?