7.7.09

 

Adesivo e camiseta


Não está escrito na Bíblia. Mas certas manias entram na pele para fazer parte da vida do cristão, com profundidade tal que mexe em sua consciência e alma. Pelo adesivo, você pode adivinhar minha idade. Assim como o Lou, conheci o tio Cássio e usufrui de sua amizade. Esse trademark foi escolhido para dar singeleza à sua proposta de uma igreja evangelística e voltada para os jovens. Isso faz algumas décadas.

O "Cristo Salva" é da época do Alex Dias Ribeiro. Originalmente era ele quem desfraldava essa bandeira em seus bólidos - e poderia variar em diferentes línguas, sempre pertinente à sua profícua temporada Européia até ser escolhido para a Fórmula 1. Eu sei - isso também faz um certo tempo. Vai fazendo a soma, mas pegue uma HP para não se perder nos números.

Tudo isso eu relato, para contextualizar que sou de um tempo em que levantar bandeiras cristãs não era moda e nem era simpático. Tinha que se ter coragem. E demandava coerência. Os mais próximos jamais seriam driblados por esqueminhas de marketing ou posturas cínicas. Havia confronto de verdade. Nós (os salvos) na verdade, é quem tínhamos iniciado o confronto ...

O Thiago fez uma postagem bem pensada - como sempre - em sua livraria. E me fez lembrar das minhas aventuras com meu adesivo estampado no parabrisa traseiro. É que isso aconteceu em outras épocas e precisa ser contextualizado. Os tempos mudaram.

Usei-o em meu Passat (mil novecentos e kwelonstchin e um) e realmente me orgulhava disso. Não - não servia como mantra. Não - também não tinha nenhuma conotação de me proteger por estar fazendo média com o Poderoso. E definitivamente não - não me tornava nem mais especial nem tampouco credenciado para ser menos em alguns outros aspectos mais profundos.

Hoje tenho calafrios quando vejo estampas que independente das motivações, carregam fortemente a semântica da religiosidade. Não creio que associações de símbolos externos - derivados de iniciativas humanas vão contribuir para o propósito do Reino de Deus. E certamente esses esquemas ao final, vão desaguar em jogos de poder político, manipulação e interesses obscuros. E no fundo nos distancia do próprio sentido da graça, da salvação, e do que o Evangelho é feito. É para lá que a religiosidade nos leva. E isso nada tem a ver com o cristianismo de verdade.

Comments:
Volney,

Essa época em certo sentido dá saudade. Período onde se fazia show gospel, mas no máximo uma "noite de louvor". Hoje como você disse, os esquemas marqueteiros religiosos acabam por desaguar no jogo político e na manipulação.

Abraço.
 
Algumas (talvez a maioria das) ações, só tem sentido em determinado contexto e devem ser descartadas, logo logo percam o sentido e o colorido inicial.
 
Teu último parágrafo está perfeito.
Assino embaixo.
 
Fala meu irmão Juber - contemporâneo ... he he ...

Pois é, tio Cássio fez história. Acompanhei o Alex desde ... criancinha vai.

Pois é Roger - A ação fica sob suspeita quando se fala muito - antes, durante ou depois - para explicá-la ou justificá-la. A melhor ação é agir em silêncio (a menos que alguém berre o contrário).

Eita Rubinho, sempre me dando apoio incondicional. Gracias
 
Por isso que nos entregamos a Deus - pra que ele nos reinvente a cada dia e a beleza de ontem não se torne o lixo de hoje! Abraço!
 
Aquelas segundas-feiras serão inesquecíveis na minha memória, ainda que pudesse viver por mil anos!!!

Saudades...
 
Muito bem lembrado. Em meio a um povo fast food, sei que por mais que se retire os painéis dos prédios, as placas das estradas e os adesivos dos carros, não conseguirão arrancar certos momentos de nossos corações, às vezes identificados por uma bandeira inesquecível como essa. Posso estar enganado, mas daqui uns cinqüenta anos essa ainda estará sendo lembrada, enquanto outras, mais modernas serão apenas pó na terra. Gostaria muito que meus filhos experimentassem algo parecido, pena não terem inventado a máquina do tempo, ainda.
 
Deveria ter mudado o título - assim como: Voce se lembra desse adesivo?

Aí seria um tal de contemporâneo a aparecer por aqui.

Obrigado Walter por baixar a média de idade (espero, né!) ... E a vc também marcos ...

Já eu e o Lou, estamos ali: beirando os cinquenta e ... e ... e.... ? A velhice me fez esquecer.
 
É nada! Você já estava por aqui há tempos, quando cheguei. :)
 
Contexto: essa é a palavra, Volney!

Uma série de coisas foram válidas no seu determinado tempo e lugar, e a igreja precisou se reinventar, sem nunca perder a sua essência, para que continuasse sendo igreja.

Citando Eclesiastes:"Há tempo para TODAS as coisas".

Hoje considero que os blogs, o Twitter e a internet são intrumentos poderosíssimos para a promoção da nossa reforma constante, principalmente no mundo ocidental. Entretanto, num contexto de um país africano,onde nem água limpa para consumo tem, a internet torna-se apenas um badulaque inútil.

Deixe-me ser mais claro:

-Contexto 1 - Posso promover o Reino em um país como os EUA difundido pela web a causa da fome no continente Africano.

-Contexto 2 - Posso levar comida e medicamentos para a população africana.

Espero ser compreendido.

Abraços, amigo!

P.S.: Não sabes como me envaideço com este "como sempre", hehe.
 
...e eu , que nem conheci o "tio Cassio".... e vim a Cristo tão tarde, via alguns desses adesivos qdo morava em SP e pensava: Eita povinho fanático !!...bem, nunca adesivei meu carro, até porque a igreja que sempre conheci nunca mereceu um adesivo, mas adesivei minha vida com todos os "Cristo Salva", Deus é Fiel" e Tudo posso naquele que me fortalece" que podemos imaginar... e assim vou caminhando, sem igreja , sem conhecer "tio Cassio", sem lenço ou documento, mas de coração marcado e justificado por Cristo....bem, e conhecer vc ajuda bastante a continuar andando!

beijosssssssss

Alice
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?