6.5.09

 

Comunidade no Século 21


Impossível falarmos de comunidade em pleno século 21, sem tocarmos na questão digital e nos desdobramentos que a internet e a conexão remota oferecem.


Daí que a comunidade das comunidades (que em tese é ou deveria ser a igreja local) precisa adentrar neste século.
E isso quer dizer mais do que ter na internet o site da igreja em forma de um panfleto eletrônico ou mesmo com um botão moderninho para downloads de mensagens. Já é alguma coisa. Mas não é tudo. Os pensadores da internet chamam isso de Web 1.0 - ou seja da primeira versão e que hoje já está ultrapassada.

Já a Web 2.0 oferece serviços adicionais - principalmente a conexão entre pessoas, conversas, colaboração e principalmente comunidade. O sucesso dos sites de relacionamento e de publicação de perfis com a busca por amigos da juventude é uma ilustração clara do que é 2.0. Nesse novo patamar o indivíduo ganha sentido por pertencer a um grupo. E a comunidade remota e digital pode suprir em muito o que a vida moderna e urbana tem tirado do individuo.
Esta questão de comunidade enriquece a abordagem mais centrada e libertadora de um evangelho integral que não se limita nem ao templo (no sentido do prédio da igreja) e nem ao domingo. Essa transcedência de espaço e tempo pode ser alcançada na comunidade virtual - que por ser virtual não quer dizer que não seja real. Ela é virtual exatamente porque não se prende nem ao espaço físico, nem tampouco ao tempo - podendo ser sincrono ou assincrono.

Tempos malucos? Se você acha que sim, e quer ler uma reflexão mais densa acerca da escola e da educação com paralelos enormes para com a igreja local, recomendo (quem sou eu para recomendar a mim mesmo??) mais uma de minhas loucuras: O Novo Aprendiz - ou seja mais um blog pra eu pirar de vez.

So help me God. Amém!

Comments:
Realmente. Eu, que não frequento uma igreja local há anos (!!!) tenho me sentido muito incluído na Igreja através dos "irmãos" com quem convivo no mundo dos blogs. Alguns deles eu nem conheço, mas sinto uma profunda ligação "espiritual": Roger, Alysson, Fanuel, Tuco, Bete, Brabo, Chris, Alice, Vilma, Jo, Mamanunes, Fla, Chagas, Adiron, e outros além do pessoal que conheço, mas não convivo geograficamente, mas encontro sempre "espiritualmente": Carmen, vc, Lou, Neli, etc.
 
Sim. Interessante que software são abstrações de hardware. Essas abstrações não existem (será?). Nesse mundo virtual, passamos a criar realidades. Um verdadeiro mundo virtual. Um céu.
(Espere só até a web 3.0 chegar. Vem aí a web semântica. Aguardem.)
 
Adoravel Volney... amanha estaremos aí na terrinha das buzinas e iremos lanchar com a Talita e o Tonho no finalzinho da tarde...quem sabe vc não aparece com seu sorriso maroto para nos alegrar ?

beijussss


Alie e Tatá
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?