28.1.09

 

Coragem


Creio que envolve muita coragem o processo de libertação interior e crescimento pessoal - em todos os sentidos, inclusive aquele que denominamos espiritual.

Abro um parêntese aqui. Um dia ainda vou desenvolver o tema das categorias, tentando chegar à exaustão - para nunca, nunca separarmos facetas indivisíveis de nossas vidas. Esse é um erro comum, e dá um nó violento na nossa cabeça. Portanto, quando falamos qualquer coisa com o sentido de alcançar nossa própria vida, estamos abrangendo tudo: físico, emocional, psicológico, espiritual. Um bom tópico para iniciarmos seria: 'Não existe a tal de vida espiritual'. Fecho o parêntese.

Pois é como estávamos enfatizando: crescer e se libertar exige coragem. A iniciativa depende mais de atitude (determinação interior e compromisso pessoal), do que demonstrações práticas (às quais podem ser superficiais e efêmeras). Uma vem antes da outra. É aquele olho no olho no espelho, e no fundo de nosso ser, nosso instinto, nossa alma - e concordarmos com uma mudança. A metanóia nasce e é gerada dentro de nós. Esse é o princípio.

E cá pra nós - só entre eu e você. Tem que ter coragem!

"Andar na luz é simplesmente andar com Jesus. Por conseguinte, não deve haver qualquer escravidão nisso. Não temos necessariamente que dizer a todo mundo tudo a nosso respeito. O importante e fundamental é nossa atitude de andar na luz, mais do que a ação. Estamos dipostos a ser abertos com o nosso irmão - e sê-lo em palavras, quando Deus assim nos diz? Essa é a armadura da luz - a verdadeira transparência. Isso poderá por vezes ser humilhante, mas irá nos ajudar a ter uma nova realidade com Cristo e um novo conhecimento de nós mesmos."


Roy Hession - A Senda do Calvário (Editora Betânia)

Comments:
Taí. O que falta é coragem mesmo. Fica a dica da musiquinha linda do Jorge Camargo > http://www.jorgecamargo.com.br/saladeestar/008-coragem/
 
Às vezes fico impressionado com a interseção existente entre o assunto de um post seu aqui e o de um outro nosso lá, que são publicados quase que simultaneamente.
Assim nessa corrente contínua de pensamentos que se vai formando uma nova Rede de idéias.
 
Parece que a palavra coragem só ganha sentido diante da presença do medo. Estranho, não?
 
Mudar pe um ato de fé. Ficar na mesma é um ato de ... covardia, digamos.

Realmente a luta é árdua. Pra saírmos da zona de conforto e partir para o desconhecido. Muitas vezes, no meu caso, dá frio na barriga.

Estou com alguns trechos do Roy Hession para compartilhar. Então a postagem amadureceu - penso eu. Salvo engano.
 
As vezes é muito mais fácil e confortável ficarmos apegados às nossas desculpinhas de estimação.
 
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?