18.1.09

 

Como escrever um discurso presidencial

Washington 1963
Primeiramente fale à emoção do povo e de seus eleitores, sem esquecer que de um lado não se está mais falando como candidato. E por outro, esta será a primeira fala como presidente - e por isso mesmo será um discurso não só para os americanos, para todo o mundo e também para a história. 

Aproveite o momento para enfatizar a dificuldade da situação herdada e o monumental desafio que o presente representa. E ao descrever ou ao pontua-los, coloque em segunda marcha e faça-os também olhar para o futuro: com esperança e determinação.

Utilize um pouco da tática de Churchill que foi excepcionalmente realista em seu discurso (Sangue, suor e lágrimas): 
I have nothing to offer but blood, toil, tears, and sweat. We have before us an ordeal of the most grievous kind. We have before us many, many months of struggle and suffering.

Utilize a Bíblia, um pouco de Shakespeare e a contribuição de um filósofo ou pensador meio esquecido - poderá até ser o próprio Martin Luther King. Aproveite para se ligar com Lincoln, já que também há muito associado entre vocês dois: o estado de Illinois e o momento da presidência que levou à libertação dos escravos no sul. 

Creio que ao final você deva chamar a todos para construirem seus próprios destinos - a despeito da situação, adversidades e dificuldades. Ter paciência, manter a fé, e entender o lugar do sacrifício para todos que querem manter ou alcançar coisas novas.

E mais importante, agradeça. O coração agradecido traz respeito e chama união e consideração. E nesse momento é o que mais precisamos para um líder.

E mais importante - demonstre de forma cabal, não por meras palavras repetidas de uma oração constitucional, mas clame, peça e faça disso uma convicção de dependência ao proferir as famosas palavras finais: "so help me God".

Comments:
Essa foi muti boa Volney,

me faz repetir meu elogia camuflado: de onde você traduziu??

Abrçs,

Roger
 
É, ealmente é um momento histórico!!!
Vamos ouvir atentamente o seu discurso...
 
Gostei muito do post, Volney!

Vou atrás do elogio camuflado do
Roger:
De onde você traduziu???rsrsrs
Brincadeiras à parte, meus parabéns!

beijocas,
Nela
 
He he ... o único mérito e ficar com as antenas ligadas.

Pelo que acompanhei no discurso deste domingo ele chamou a Constituição, o Caráter do americano, Lincoln e MLK ...

Vamos acompanhar o de terça!

Obrigado pelas palavras
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?