17.1.09

 

Chegou como uma sacada

Estava ouvindo uma aula do professor Howard Rheinghold - autor de Smart Mobs, com 6.429 seguidores no Twitter, e a sacada que me veio tem a ver com esse texto de James Madison - um dos pais da América e seu quarto presidente (escrito em 1822):

Um governo popular sem informação popular ou sem os meios para obtê-la, é apenas o Prólogo de uma Farsa ou de uma Tragédia - ou ambos. O Conhecimento governará a ignorância para sempre, e o povo que quiser governar-se deve se armar do poder que o conhecimento dá.
Daí me veio a sacada maluca. Deus por ser soberano, também quer para nós a soberania - no sentido de uma dignidade e autonomia com relação ao nosso próprio governo. Não me refiro a sermos independentes dEle. E nem tão pouco à uma autonomia de cabeça própria. Penso numa soberania que reconhece Deus em todos os momentos do caminho e da vida, mas que tem uma auto governança.

Depender de governantes, coronéis, chefes, poderosos, é abraçar uma postura serviçal, cordeiristica, passiva, exageradamente dócil e subserviente. Creio que esse tipo de indignidade tem que ser varrida de nosso contexto - para não corrermos o risco de mais uma vez não darmos glória a Ele.

Não foi em I Samuel que Deus alertou ao povo judeu para não desejar um rei para si? Fica aí para se ecoar com o Teologia Livre capitaneado pelo dileto Roger 'Fraternus'.

Em tempo: Refiro-me principalmente à eclesiologia, denominacionalismo, e - por que não - às convicções doutrinárias e teológicas. No fundo temos que prestar contas individualmente - daí da questão da soberania.

Comments:
Volney:

Tomei a liberdade de "escanear" o comentário que escrevi lá no Blog Teologia livre:

"Não sei nem bem o que escrever, pois sou filha de pastor evangélico, Wilson Nóbrega Lício,já falecido, que pastoreou por mais de 45 anos na IPB e que, apesar de lá pastorear, falava destes absurdos, que foram claros na época do "Boanergimo", se posso falar assim, que tinha uma visão estreita e de "extrema direita"

Também sou sobrinha do já falecido rev. Mário Lício, que era um pastor mais esquerdista, assim como meu pai (um pouco menos extremista, se dizia "centro avante")...

Minha irmã mais velha foi presa, junto com seu marido nesta época negra da nossa história, tendo até hoje sequelas emocionais e mentais profundas, o que a levou a nunca mais ter um vida normal...

Ao mesmo tempo, convivi com um pastor de extrema direita, que era pai de uma amiga muito querida minha, sendo ele também muito querido, e que condenava as atitudes "socialistas" de outros pastores...

Isto sem falar que também sou sobrinha do falecido e famoso rev. Miguel Rizzo Jr... (!!!)

Haja "salada mista política e teológica" em família...

E com o tempo, consegui enxergar que, cada um, à sua maneira, estava agindo da forma que achava que Deus requeria de si; em outras palavras, de acordo com a sua consciência...

Para mim, foi muito difícil administrar estes sentimentos tão contraditórios... pois tinha 16-17 anos...

Então, Deus que os julgue, pois eu creio que também na IPB teve uma ditadura por mais de 30 anos...

Só espero que sirva de lição, mesmo que um tanto tardia, para que este tipo de perseguição dentro de uma instituição tão enraizada e respeitada, deixe de acontecer, ou seja, nunca mais se repita!!!

Daria para eu escrever um pequeno livro das minhas memórias desta época, muito triste, e ainda doloroso, muito doloroso..."

Sábado, 17 Janeiro, 2009
 
"O poderoso significado do fato de o véu do templo ter sido rasgado ainda não foi compreendido adequadamente pelo povo de Deus. Este é um dos fatores da fraqueza e mediocridade espiritual no nosso meio. Muitos de nós ainda não sabem valorizar a sua liberdade, pelo contrário, têm medo dela.
Não crêem que podem valorizar as suas experiências diretas com Deus e que Ele pode revelar-lhes coisas maravilhosas sem ajuda de um intermediário. Assim continuam dependentes de alguém que lhes dê de comer e acabam sendo nutridos e moldados pelo menu da instituição ou pelo nível daqueles a quem se submetem para receber todo o ensino".
Escrevi um artigo neste tema e este veio enriquecê-lo. Na verdade, ainda temos muito que aprender nesta liberdade. ainda não sabemos ser livres. Leia mais:
http://prjulio.blogspot.com/2008/11/o-vu-foi-rasgado.html
Valeu Volney,
Um abraço.
 
Este assunto vai muito mais longe do que sonha a nossa vã eclesiologia...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?