4.12.08

 

A Geração dos Direitos Civis


Mais uma heroína desta geração, deixa o cenário da luta pelos direitos humanos - cheio de melancolia e agora de comemoração. Odetta Holmes, perto de completar 78 anos, e convidada para cantar na posse de Barack Obama, faleceu no último dia 2.

É um nome a ser lembrado, tanto por sua influência musical - fez o Blues permear expoentes da geração beat: Janis Joplin (iniciou sua carreira imitando Odetta), Joan Baez, e o próprio Bob Dylan. É possível que ela tenha sido um instrumento na aproximação de Dylan à uma experiência com Deus - e o que veio a ser sua fase espiritual.

São inúmeras as canções, mas com certeza, a interpretação de House of the Rising Sun, é fora de série. Utilizando a Arte com a música, suas interpretações, sua discografia, e como personalidade famosa, Odetta muito contribui para o grito de justiça que ecoou na América por décadas em sua geração.

Morreu sem ver o sonho de um presidente que é o símbolo e representa as minorias, como mandatário. Mas deve ter ido com o coração cheio de entusiasmo pelo novo período que seu País inaugura.

Descanse em paz, Odetta!

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?