7.11.08
O Lobo à espreita
Após calibrarmos a garganta para uma hora e meia de programa, sermos maquiados no camarim, e devidamente instruidos para nos expressarmos com letra de forma, procurando manter a audiência acordada, adentramos o estúdio do programa Hora Brasil. Metade da Confraria, acostumada aos holofotes e parafernálias televisivas da Zona da Reforma, não se sentiu acanhada - eramos Whaner (Mestre Endo), Sérgio Pavarini e eu. Também não se sentiu acanhado nosso 'companheiro' de mesa: Silas Malafaia. Acanhado ficava eu quando ele se exaltava e passava a balançar o dedo diante das câmeras - o seu 'trademark'. Devidamente ciceronados por Ronaldo Didini - aquele mesmo da Vigésima Quinta Hora na Record (coisas do século passado).
O grande alvo da noite foram os Anônimos. Destruidores de reputação e sinistros em maledissência, abusam do direito de expressão para mentir, caluniar e destruir. Salvo engano, exceções e discordâncias (principalmente pelos confrades) - parecia ser esse o objetivo da noite. Faltou chamar o Senador Azeredo (PSDB - MG), que por ser engenheiro e ter atuado em telecomunicações, se arvora em entender de ambientes cibernéticos. E é autor de lei que assinamos manifesto contra.
O tema pautado na véspera era "Perigos da internet". Preparei uma pequena lista para auxiliar na orientação de pais com filhos entre 12 a 17 anos de idade, e compartilho com você:
- Mantenha o computador em ambiente aberto
- Não libere Chats ou Salas de bate papo
- Acompanhe o que seu filho divulga no Orkut e sites de relacionamento (evitar fotos reveladoras, informações detalhadas)
- Acompanhe as amizades pelo caminho: amigo no mundo real, amigo na internet. Evite o inverso
- Não permita que seu filho divulgue dados pessoais, muito menos endereço, telefone, celular ...
- Monitore atitudes e comportamentos estranhos. Se possível monitore e salve os arquivos do que suas navegações. Solicite ajuda de especialista para isso.
E a recomendação mais importante, que pode parecer romântica demais: mantenha o diálogo sempre aberto, filhos próximos, com tempo e dedicação dos pais e tratando de todos os assuntos e temas.