23.11.08

 

Cristianismo Código Aberto (8)


O cristão nesta perspectiva é tudo menos o tipo domesticado. Ele é radical, selvagem, livre e gonzo. Essa é a perspectiva do Cristianismo Código Aberto.

A grande perda que a igreja promoveu nos últimos tempos (pode ter alcançado mais de um século), foi a da figura coadjuvante do cristão. Isso sem antes, ter perdido Jesus em seu papel principal.

Em seu intento de prender e engessar o novo convertido em maneirismos, ritos e liturgias (eclesiásticas ou não), a igreja foi despindo-o do essencial e enfatizando o periférico. Com um receituário comportamental, foi moldando o sujeito à imagem de seus pares mais antigos. Prestando atenção nos efeitos finais de seu comportamento (o que falo, como falo, o que visto, o que faço ...) a igreja abandonou de vez a própria Bíblia, a Jesus como figura central e inspiradora, colocando em seus membros a responsa última de construir uma cultura totalmente desligada da realidade e da relevância diante de Deus e dos homens.

A leitura da Palavra é feita utilizando-se de hábeis filtros, com esquemas de parcialidade e interessadamente debaixo de uma agenda que perpetua a tradição acima da essência, a letra acima do espirito. O uso e a leitura da Bíblia tem sido perniciosamente enviesada. As escolhas são cuidadosamente pinçadas com cirurgias milimétricas. Manobras, contorcionismos, malabarismos ... tudo para desviar do Principal e se ater ao secundário e terciário. Isso quando nos deparamos com a melhor das situações!

Qual dentre nós consegue ler Mateus 23 sem se identificar com a situação presente?

Confesso que pessoalmente tenho sido complascente e conivente com o status quo da liderança e do denominacionalismo – e por consequente do institucionalismo – promovendo direta e indiretamente o farisaismo tanto condenado por Cristo. E contribuido no passado com a manutenção de uma religião debaixo da cultura da igreja e distante do Reino de Deus!

Prometemos uma coisa e entregamos outra! "Venha como você está" dizemos ao evangelizado, para em seguida dar-lhe um fardo que nós mesmos não conseguimos nem carregar nem suportar! 

Desde quando seguir a Cristo é o mesmo que ser um bom membro de igreja? Desde quando a atividade eclesiástica substitui a vitalidade espiritual? Desde quando a gorda e imóvel cultura do clube igreja consegue atender as demandas por compaixão, de servir a comunidade, de cuidar dos pobres e de promover a justiça?

Há que se resgatar nossos irmãos - presos à religião de código fechado – que mata a vida, elimina a transformação pessoal que vem com o Espirito Santo, e extingue qualquer sombra da glória de Deus. Há sim, que promover o próprio Cristianismo Código Aberto, que trata do filho pródigo que retorna em celebração, alegria e liberdade. Há que se promover o cristão gonzo – liberto e genuíno, verdadeiro e vivo.

Não sei que passos tomar, que caminho prático seguir – mas sei os que definitivamente não trilharei.


Comments:
"Há que se resgatar nossos irmãos - presos à religião de código fechado – que mata a vida, elimina a transformação pessoal que vem com o Espirito Santo, e extingue qualquer sombra da glória de Deus"

Nada, além disso, irá me sensibilizar. Falou com alma, meu.
 
Amém Lou !!
Amém Volney !!

AMÉM SENHOR !!!!!!!
 
Que post, hein? Amei seu espaço e pretendo voltar mais vezes.

Desejo um lndo domingo e muta paz.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br
 
felizmente o final de seu post me deu a resposta que queria
sabe, estou cansada daquelas pessoas que acham mil defeitos na igreja, na fé atual, no cristianismo, etc e tal.
só sabem criticar, coisa e tal. Em resumo, o que elas dizem é: "Está tudo errado!" Bom, se elas dissessem isso e propusessem algo novo...
e daí, sabe, o que fazemos?
vc, porém, terminou seu texto de maneira satisfatória: não sabe ainda o que deve ser feito na prática, mas sabe o que não deve fazer.
isso aí
fica na paz de Cristo!
 
Volney,

Parabéns pelos 500 posts. Você citou o texto de Mateus 23, e eu fiquei pensando: Por que será que essa passagem bíblica é a menos pregada nas igrejas?

Abraços.
 
Acho que grande parte da mentalidade distorcida que impomos ao novo convertido vem da idéia errônea de que o epílogo da evangelização é transformá-lo em um membro de igreja para que possa ser contado "serviço feito".
 
Gente boa e carinhosa,

Obrigado pela visita e pelo apoio.

Vamos em frente sempre! Mas com muita humildade.

Creio que a resposta pras minha indagações já começaram a aparecer. A oração do Ageu, postada hoje é um dos caminhos. Ou melhor é O CAMINHO ou A PORTA: orar.

Confesso que preciso ser mais de oração - pois de nada adiantarão berros, argumentos, lógicas, persuasões e insistências. Somente Deus pra mover seu Espirito.

Mais uma vez obrigado pelo carinho!

E voltem sempre ;)
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?