21.10.08

 

A vida é uma bola


Recebo uma convocação para falar aos atuais alunos de minha antiga escola. Bem na verdade não é uma convocação-convocação. Foi uma solicitação por voluntários. Como estou sempre pronto para dar (palestras), então fui logo levantando a mão e me oferecendo.

Me ajudem agora com o recado. O título da postagem é o mesmo da palestra-dinâmica. Vou falar pra molecada o que aprendi com a bola e não vou poder ficar estático! 

E acho que será interessante fazer um 'link' (gostaram?) do basquete que é um jogo de equipe com a vida e a carreira profissional e os desafios pessoais.

Pensei na analogia da bola porque é redonda, dá voltas como o mundo. A bola repica de volta para a sua mão. É possível pega-la mesmo quando lançada em velocidade.

O basquete - que foi o meu jogo (sabe o joelho, nos dias atuais, não colabora ...), tem um objetivo primordial: fazer a cesta. Você depende dos seus companheiros. E dá uma série de vocábulos (podemos dizer que algo composto (?) é vocábulo?) que nos ajudam a entender e a resolver questões do dia a dia como: pivô, corta luz (ou corta-luz), bandeja, enterrar, defesa por zona, finta, substituição, reserva, titular, visão periférica, assistência, cestinha, jogando contra o relógio, administrando a vitória ... vixi(!) - quase dou a palestra inteira para vocês dois.

Comments:
A vida é mesmo um jogo, o famoso Jogo da Vida !!
 
Sobre bola, jogo e a vida, gosto muito de um texto do Rubem Alves sobre o tenis e o frescobol...
 
Vou procurar - valeu pela dica, Rubinho.

E Alice, voce deu uma idéia legal para falar a respeito do jogo (da vida) que não precisa ser perdido ...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?