25.10.08

 

O nome d'Ele em vão

“Invocar Deus como um aliado num processo de decisão, especialmente quando outras pessoas estão envolvidas, pode ser manipulativo, e equivale a abuso espiritual quando a pessoal que utiliza esse recurso como sanção está numa posição de autoridade espiritual. Eu recentemente, ouvi uma pessoa que teria de dar más notícias, iniciar sua fala com: ‘tenho gasto muito tempo em oração a este respeito’, assim implicando que o julgamento que anteriormente fora injusto, de certa forma teria sido sancionado por Deus.” (*)

Usar o nome de Deus (em vão), em conversas e relatos pode ser um dos mais poderosos instrumentos para a manipulação, disfarce, falsidade, acobertamento e abuso espiritual.

Deixe-me ilustrar. São conversinhas do tipo:“Deus me disse ao orar ontem”; “Deus falou comigo”; “Eu sinto que é da vontade de Deus”; “Vamos analisar melhor para ver se realmente é assim que Deus quer”; “Eu tenho certeza de que este é o jeito de Deus para fazer a coisa”.

Parece bruxaria, pois é uma senha (ou uma sanha?) o simples mencionar do nome de Deus (em vão) e assim revestir a fala numa áurea que protege o ‘boca grande’ de crítica ou questionamentos. E mesmo que o cara já tenha uma certa autoridade eclesiástica - isso é abuso! E pior - consagra a fala com um peso espiritual, e na 'mão grande' toma posse de uma carta branca, fazendo-lhe estar em nível igual ou superior ao próprio Deus.

- - -

P.S. - Estou amando outra mulher. E ela é casada. Seu nome Ruth Tucker, autora de Fé e Descrença da Mundo Cristão. Recebi das mãos de Pavarini um exemplar – pedi que ele me emprestasse, mas ele se recusou alegando o que eu mesmo já havia lhe alertado aqui. Ele não é Idiota. Então me presenteou. Vou falar sobre esse livro que li de quinta pra hoje de manhã (sábado). E a respeito da autora – com quem platonicamente me apaixonei com muito respeito e reverência. 

O século XXI será das mulheres cristãs. Serão elas que salvarão a nossa fé! Viva Mrs. Tucker!!

Obs * – Extraído do livro God Talk – de Ruth Tucker, ainda não traduzido.



Comments:
Volney, vá postando sobre o livro aí, eu não tenho din pra comprar livros, e aqueles que prometem que vão emprestar, simplesmente se esquecem. Isso foi um recado pra alguém que passa por aqui.Voltemos ao assunto: é um tipo de um "Decepcionado com Deus"?

Olha Volney, quanto ao seu texto, tá cheio de embaixadores de Deus viu? E o gozado da história, e que Deus nunca precisou que gente falasse por ele, quando Ele criou o mundo a gente nem estava lá.
 
Bete
Acho até que Deus gosta quando falamos dEle, e não quando falamos por Ele.

A gente não briga com aquele negócio de santos, que Deus não precisa de intermediário, pois já nos deu Jesus ... pois é!

Agora me fala o livro que vc quer, que vc pode pegar. O seu metrô (lotado) passa ou tem conexão pra Consolação ?
 
EU QUERO LERRRRRR !!! rsrsssss... vc aguçou minha enlouquecedora curiosidade literária..... ai ai ai !!... será que um dia ele chega aqui em Ubachuva ??


abração e um ótimo final de semana
 
Volney, esqueci o nome do livro. O Lulão ficou de me emprestar um livro muito legal, uma espécie de biografia de Jesus, me lembro vagamente o nome da editora, algo não sei lá Claret.

(Pra você ver o que é o rancor: esqueci o nome do livro, esqueci o nome da editora, só não esqueci que o Lou esqueceu.)

O meu metrô passa em qualquer lugar Volney. Quem anda à pé como eu não mede distâncias não. Agora com a reeleição do kassab, eu continuo gozando da prerrogativa de fazer a integração que eu quiser por três horas.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?