9.10.08

 

Fé e Coragem

Pelos preceitos da religião judaica, entrar no Santo dos Santos e com isso na presença de Deus, haveria de se feito com muito cuidado pois havia todo um ritual a ser observado. A própria Arca que representava a manifestação de Deus, não poderia nem ser tocada diretamente.

Com o advento maior através de Cristo, o acesso foi agraciado a todo aquele que crê. Já postei sobre o Evangelho Código Aberto, aqui, terminando aqui.

O risco é a de se ter uma dimensão vulgar no significado que a presença de Cristo pode trazer. É meio que banal - uma resposta pronta. Mas tê-lo frente a frente, e em fé ousar ao que se crê, ao que se propõe - aqui me parece está a chave.

Como evangélicos fomos acostumados (poderia até ser adestrados) a resolver tudo com clichês. "Ora que passa", "entregue tudo e confie", "nada que um bom jejum e oração não resolva" ... São fórmulas simplistas diante de situações complexas. A psicologia está ligadona na alma humana, e a superficialidade de algumas respostas só nos levam de volta para a porta de entrada. Enfim ficamos sem saída.

Há que se ter o cuidado, pois até no falar "sim" a Jesus, podemos cair em mais um chavão - e haja repertório em nosso gueto! Por isso, se soubessemos o verdadeiro significado de uma resposta afirmativa, de um levantar de braço, de um voto, não seríamos tão levianos. Fomos advertidos pelo Mestre a esse respeito.

Hoje mais uma vez, respondo com clamor pela presença (já dada e prometida) dEle. Mas não me basta de direito, ou seja na teoria. Precisa ser de fato: na prática.

Creio que realmente o Evangelho é sobre mudanças. A maturidade, a espiritualidade, a fé e o crescimento é sobre mudança. O discipulado são as mudanças interiores. E hoje mais do que nunca, preciso ter coragem para abraçar as mudanças na minha vida. E diante dEle ter a vergonha, o respeito, o compromisso de pegar no arado e não olhar para trás.

Comments:
Valeu por uma pregação, e sem ter de passar por toda a liturgia, isso quando estamos numa igreja em que há liturgia, ou ficar de pé uma hora e meia cantando músicas com erros de português, fingir que está dando oferta (no meu caso), fora ficar uma hora esperando o ônibus para ir e outra hora esperando o ônibus para voltar. Isso sem falar nas conversinhas chatas de depois do culto, embaladas por aquele cafezinho de água de batata. Arre! Estou péssima mesmo.

Esquece tudo o que falei. Gostei do post, basta!
 
Viu, sem a caipirinha a coisa flui bem melhor! rsrsrs

Desculpe a brincadeira, Volney...

Mas ficou muito bom, gostei muito também!

Abrçs,

Roger
 
Se tiver que pedir desculpas não é brincadeira ... he he

Mas a fraternidade é assim mesmo.

Agora que tem dias que nem com 'mér' puro a gente consegue seguir - isso é vero! ;)
 
E Bete
Vc tem toda a razão - umas das razões que há toda essa rejeição à instituição é o formalismo e o ritual dos 'cultos'.

Pra mim, o café não desce de jeito nenhum (por mais caprichado e dedicado que as tias tenham feito). É aquela velha mania de adoçar dentro do bule.

Café bom tem que ser amargo - argh!!
 
Ninguém jamais ficou indiferente à presença de Jesus, ao chamado de Jesus, até mesmo aos auto convites dEle dizendo hj eu vou ficar na sua casa.
Era piração pura, e pura benção, SUA PRESENÇA, fazia a alma tremer que nem gelatina, o poder criador do universo comprimido ali naquele homem fazia vibrar cada átomo do ser que o encontrava.
E ainda hoje é assim !!!
 
Depois de dizer alguns "sims" e obedecer, sente-se o temor até de pensar. O "sim" não sai mais com facilidade e nem levianamente.
Quando vejo dezenas de jovens atendendo a um apelo missionário penso que, se eles soubessem o que significa, o número deles a frente seria bem menor.
Aos 50 anos, os últimos quinze em obra missionária na Amazônia, ainda vejo os apelos missionários baseados na necessidade humana, na gratidão a Deus e no emocionalismo.
Quando vamos levá-los a ouvir claramente a voz de Deus e enviá-los para os campos missionários com esta convicção inabalável?
 
Creio firmemente que o evangelho significa mudança, em todos os aspectos... Mas creio que estas mudanças são realizadas de dentro para fora, não do tipo "tenho que mudar" Muitas coisas requerem a nossa vontade de nos submetermos a Deus, mas, à medida que lemos a Bíblia, Ele mesmo vai nos mudando, com a ação do Seu Santo Espírito. Então a nossa vida vai sendo transformada, dia a dia, sendo santificada por Ele

Não por força, nem por violência, mas pelo Seu Espírito
 
Bem lembrado Carmen, de buscarmos profundidade e raiz em nossas decisões e compromissos.

Vale um post para os próximos dias!

Júlio,
Tem um texto excelente do Os Guinness
no seu livro O Chamado - acho que postei algo no blog.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?