24.10.08

 

Esperança

Os gringos tem um têrmo muito comum entre eles, mas difícil de ser traduzido. Trata-se do 'wishful thinking' - que descreve um jeito ingênuo e demasiadamente otimista para com uma dada situação ou mesmo em relação ao futuro. No caso das eleições americanas - eu pessoalmente não creio ser pertinente usar o têrmo para as mudanças que ocorrerão, caso se confirme a vitória de Barak Obama.

Isso eu digo (e escrevo) por ser muito diferente de Esperança. Essa palavra foi escolhida pelos marketeiros de Obama, para juntamente com outra palavra chave: Mudança, ser muito mais que mote de sua campanha à Casa Branca. E parece-nos que o seu uso e seu efeito está realmente eletrizando os eleitores americanos. E nós, observadores internáuticos de todo o mundo, acompanhamos o clima com muita atenção e ... esperança!

Ao divulgar uma das 50 ilustrações do candidato Democrata, ontem aqui no blog - estava querendo chamar atenção ao fato de que ele é a imagem da Esperança. Um tipo de matéria prima que constrói significado ao ser humano. Assim como a liberdade, a esperança é essencial para se viver dignamente. Para se olhar para o futuro de maneira serena, sabendo que podemos envelhecer e enfrentar a fase mais aguda de nossas vidas com uma certa altivez e confiança.

Salvo engano, Obama será eleito daqui a 11 dias. Falei pelo MSN com um grande amigo na California ontem, e ele me disse que se não houver o voto envergonhado e enrustido (para não dizer preconceituoso) o cara passa a mão na taça.

A minha esperança é que eu possa ver e assistir em vida a atuação de um grande estadista em seu desafio diante de um mundo de pernas pro ar. Que alcance feitos e realizações, e contribua de maneira equilibrada, porém não menos profunda e contundente, para que vivamos um pouco mais tranquilos. Esta é a minha oração.

Comments:
Assim seja Volney!
Também sou uma eterna esperançosa.
Costumo dizer que enquanto há vida há esperança e ela é sempre a última a morrer! :)
 
Vilma,
Voce foi rápida demais, muié! Foi só subir o post - e vc tá lendo!!

Obrigadão!!

Vamos nessa eterna esperança, pois pois!!
 
Um dia eu vou ser gente grande e ter esperanças bacanas iguais a de vocês.

Minha esperança de hoje é voltar pra casa num metrô melhorzinho que o de ontem (onde eu quase saí no tapa com uma fulana)

Talvez uma esperancinha de encontrar um filminho bom na locadora.
 
Volney, contrariamente às estatísticas, que dizem que as mulheres pouco usam os Feeds, eu uso! E logo dois!
Se um falha tenho o outro!
Não deixo passar nada!
Eheheheheh
DTA
 
Oi Volney , estou contigo na esperança e no amém !!

afinal, sem esperança tudo seria um tremendo tédio.


bjkas
 
Teria um termo contrário para wishful thinking?
Um jeito malicioso e demasiadamente pessimista é o que alguns mostram ao olhar para a candidatura Obama.
Se não existe em inglês arrisco a tradução em portuguès: babaquice!

Convenhamos, é óbvio que a maldade é crônica em qualquer civilização, não existe mais messias. Mas não vejo Obama assim e nem vejo ele vender essa imagem. Pelo contrário como o Post bem fala, ele tem elementos capazes de catalizar dignidade naquela civilização. Uma de suas principais bandeiras é unir um povo dividido em torno de ideais comuns. E pular fora da arena das questões (fundamentalistas) pequenas.

Deus abençoe Obama, EUA, e nosso Planeta, pelo menos nos próximos 5 anos!

Roger
 
Roger
Esse termo é forte em emoção, apesar de concordar que há muita babaquice.

Ontem assisti um rápido report na CNN sobre os brancos-evangélicos-'bible believing people' e está dando 73% MCain contra 27% Obama.

Bem, isso é expectativa política e não podemos fazer juízo. O que pra mim fica claro que os pecados de Bush (só pra mencionar duas categorias: mentiras e morticinio por guerra provocada), é aceito passivamente. Haja ginástica mental e moral.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?