8.9.08

 

Jesus - 3

Além de João ter descrito a Jesus como o Alfa e o Ômega, é Paulo quem o chama de último Adão e de segundo homem. Nota-se que não é o segundo Adão e nem o último homem. E essa pequena distinção realça uma grande diferença.

O último Adão é espírito vivificante. Isso significa que há um término, um encerramento. Finito! Ou seja o Adão representa o homem natural e toda a sua raça – e com ele (a pessoa) e com ela (a raça) a queda. Já com o último Adão inaugura-se a raça espiritual – resgatada e ressuscitada. Há um ponto final. Reconciliação de toda a criação, de todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

O Alfa e o Ômega, que vem representar o princípio e o fim, e a Eternidade - interfere na história para dar uma basta, para encerrar, para dizer 'finito!'. É algo muito forte e demorado para se digerir. Vá com calma.

O segundo homem é diferente do primeiro. Adão – o primeiro, formado da terra (dois sentidos aqui) é terreno e alma vivente. O segundo, tendo existido antes que o mundo fosse mundo, antes que a criação viesse a existir. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisasNele, [em que] tudo subsiste. É portanto um segundo homem, não por ordem de chegada ou qualquer outra medida cronológica. É segundo pois nós conhecemos o terreno primeiro, e somente após termos nascidos (e por termos nascidos dele) e termos tido consciência da vida é que viemos a conhecer o segundo homem. E é e será esse segundo homem que nos traz a salvação.

Ele não é à nossa imagem – nós é que somos à sua imagem. Ele é do céu – e nós terrenos. Ele já estava lá quando fomos criados.

O Alfa e o Ômega agora se somam ao último Adão e ao segundo homem – se somam em nossa compreensão para entender que Ele também é espirito vivificante, homem celestial.

O unigênito do Pai, é também o primogênito de entre os mortos. O que inicia sem iniciar, no infinito – sem nenhuma possibilidade temporal ou física. E se encerra no Ômega, sem terminar, no infinito. O princípio e o fim é Jesus. Jesus é o Princípio e o Fim.


Refs. I Cor. 15 e Col. 1

Comments:
Para quem anda tão sem ter onde ouvir algo que cale a alma, suas palavras me tem sido muito mais que consolo, tem sido alimento vivo.
 
Como diziam os alquimistas, a Grande Obra está completa. Uia! agora mergulhei fundo nos meus tempos de esotérica.
 
Eu afirmo que com o último Adão inaugura-se uma NOVA HUMANIDADE.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?