7.9.08

 

Jesus - 2

João termina seu Evangelho com a seguinte afirmação: Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.

Para muitos poderá parecer uma hiperbole. Primeiro precisamos considerar que este Evangelho se concentra, praticamente da segunda metade em diante, tão somente na última semana da vida de Jesus. É evidente que apesar do relato resumido, há riqueza nas transcrições de Suas falas e orações, bem como o foco final na ressurreição e seus aparecimentos públicos. E ao final, João conclui seu escrito, nos dizendo que os relatos dos feitos de Jesus não caberiam nos livros – fazendo-nos imaginar qual amplitude da profícua operosidade de suas obras.

Lembremo-nos tambem que Jesus é o Logos. O Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus! Desde o princípio. Esse Verbo que se fez carne, e habitou entre nós (meros mortais – de seu tempo), habitou cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

Creio que está aí mais uma das facetas da originalidade de Jesus. Não precisava de agenda, relógio, técnicas de administração de tempo ou de estabelecimento de prioridades. Jesus era para ser o que Ele era (e ainda hoje o é): cheio de graça e de verdade. Essa graça e essa verdade andou, viveu e se relacionou com os seus em seus dias. E nada igual pode ser imaginado ou descrito de forma plena e total.

Como escrever? Como relatar? Como listar, uma a uma? Como ser preciso e fiel a tanta produtividade de feitos, ações, milagres e transcedências?

Imagino aquelas cenas onde a câmera faz o giro continuado, percorrendo os 360 graus, em quadros acelerados para mostrar o dia passando em poucos instantes. Jesus ao centro, as multidões ao seu redor, em espirais que vinham, se aproximavam, e satisfeitas se distanciavam após Jesus operar seus feitos: uma parábola, um sermão, uma cura, um milagre ...

E assim se sucedem seus feitos, acrescidos de muitas expulsões de demônios, vários diálogos – sucessivos embates, gerando quase sempre frustração em seus interlocutores de coração empedernidos.

Para João o impacto de toda essa experiência vivida com Jesus (ao lado dEle e com Ele) teria sido enorme. Observou de perto a riqueza das ações que proviam do próprio Deus – o Verbo – encarnado e homem como nós. E em cada detalhe, em cada sutileza, em cada pequena minúcia de gestos verdadeiros e autênticos, havia uma magnitude incomparável.

João, o Apóstolo amado, observa de perto o Amor em sua expressão maior. Ações que expressam esse amor incomparável e singular. E observa o próprio Jesus, que é o Amor em pessoa.

É por isso, que esse amor infinito e seus feitos, não cabem em todos os livros que seriam escritos.

Comments:
...eu sempre penso que precisamos tanto aprender para entender o amor de Cristo por nós, para aceitar e receber a graça de Deus, para conviver com a salvação ( ainda que tudo isso nos pertença e esteja em nós)...ELE é tão grande e soberano que me cala, me embriaga, me envolve. Qdo lei, ouço ou vejo alguém manifestar com lógica esse amor transcendente, me emociono e silencio minha alma.
Estou assim agora.
Obrigada, bem que eu precisava ler/ouvir e sentir sobre ELE.
 
Por isso não, voltei para comentar num domingo. Tenho certeza de que neste exato momento você está na igreja, como ainda não são sete horas, você deve estar ali pela entrada, conversando com algum diácono,resolvendo algum assunto para a semana. Acertei?

Volney, estou lendo novamente Operação Cavalo de Tróia, verdade ou mentira, não importa, o que importa é que a gente não consegue parar de ler, Benitez narra a vida de Jesus de maneira fascinante, chega a doer o peito de vontade de ter estado lá, vivido ao lado dele.
 
Alice,

Seu silêncio fala muito alto. Grato pela visita.

Bete,
Pééééé - Errado!!

Estava aqui esperando seu comentário. HE he

Não diga pra ninguém, nem mencione na internet - mas estou há semanas pra ir na igreja. Os maninhos que tenham paciência - please (vai saber: quem sabe estão até felizes ...).

Me fala do Cavalo de Tróia - não li não.
 
Volney

E pensar que, mesmo não sabendo todas as demais, as que foram escritas já são suficientes para sabermos tudo que precisamos.

O que me dói são aqueles que não estiveram lá e insistem em querer "complementar" a Bíblia...o próprio João adverte a esse respeito naquele outro livrinho no fial das Escrituras

Abraço
 
Uai, errei feio? Não sei porque mas imagino você um igrejuca. Fábio, relaxa, é só um romance: Volney, trata de dois astronautas americanos que voltaram no tempo, no tempo de Jesus. É uma sequência de 8 edições, a escrita é um tanto arrevezada às vezes, e ele faz amarrações do tipo novela da globo muitas vezes (na grande maioria as vezes) mas o livro prende, ajuda a soltar a imaginação, é emocionante e bem situado.
 
Não sei o que significa igrejuca...mas acredito na Igreja desde aquele que se reunia nas casas, até nas de hoje (claro que nem tudo que se chama de igreja tem fundamento bíblico).

Mas continuo fiel à minha profissão de fé quando prometi servir a Cristo na Igreja, enquanto essa for fiel à Sua Palavra.

Nenhuma das 3, das quais fui membro até hoje, se afastaram dessa Palavra. E, se mudei de uma para outra foi muito mais por conveniências geográficas do que outra razão.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?