2.9.08

 


O primeiro Conselho de Niceia acontece em 325 (já debaixo do reinado do Imperador Constantino) e traz o Credo Niceno, um pouco mais abrangente que o Apostólico. Não é claro quanto a verdadeira origem deste último. Por tradição, possivelmente se enquadraria nos primeiro séculos da era cristã, no entanto seu valor estaria realmente na transmissão oral e em seu formato conciso e resumido. Há poucas evidências escritas.


Em seguida temos o Credo Niceno-Constantinopolitano, que em 381 revive o Niceno e dá-lhe uma nova roupagem com uma abrangência maior. Os principais ramos do Cristianismo seguem esse Credo – tanto os Católicos, como os Ortodoxos, Anglicanos e Protestantes variados.
Ou seja, além da Bíblia, há muito em comum no que crêem esses cristãos!



Cremos em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Cremos em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, gerado do Pai desde toda a eternidade, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por Ele todas as coisas foram feitas. Por nós e para nossa salvação, desceu dos céus; encarnou por obra do Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e fez-se verdadeiro homem. Por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; sofreu a morte e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai. De novo há de vir em glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.

Cremos no Espírito Santo, o Senhor, a fonte da vida que procede do Pai; com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. Ele falou pelos profetas.

Cremos na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professamos um só batismo para remissão dos pecados. Esperamos a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há de vir. Amém.

Para um estudo mais aprofundado com as cores denominacionais, encontrei este artigo muito interessante.

Comments:
Também tenho uma declaração de fé pessoal, mas acho que ninguém se interessará por ela.

Tem um senhor seu conhecido lá no Filantropia Br (http://filantropiabr.blogspot. com)
 
Não seria o título mais apropriado Crença, em vez de Fé?
Acho que o Brabo fez certa vez uma diferenciação destes dois vocábulos...

Grande abraço, Volney,

Roger
 
Lou, hoje foi seu dia.

Rogers - de bate pronto diria que a postagem leva para algo mais abrangente - e sem querer antecipar, à uma preocupação que cresce em mim.

Agora que é certo Credo estar ligado a Crença, sem dúvida.

É por isso que deixo sempre os comentários abertos e sem moderação ... é pra incentivar as boas cabeças e amigos ! ! !
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?