23.9.08

 

Eu, o Indisciplinado


Sou um indisciplinado – e um covarde.


Tenho pra mim que os indisciplinados recusam o confronto, o derradeiro portão na busca de si mesmo. A única saída para principiar uma jornada rumo a sua tranformação pessoal. Nada de espiritualizar, meus irmãos. Não é oração em si, leitura da Palavra, jejum ... Eles até merecem a lista, como tudo que é bom deve se fazer presente. Mas até para orar, ler, jejuar – enfim disciplinas complementares, sem o ponto de partida, nada representam.


Há que se ter disciplina para ser disciplinado. E não é trocadilho.


Tenho acordado cedo. Tenho sido razoavelmente fiel a mim mesmo (os leitores que me desculpem) no exercício do blog. Escrevo antes e principalmente para mim mesmo. Os comentários e a contagem de visitas ficam como massagem ao ego. É a cereja do bolo. Venho de uma estrada sinuosa que certamente, ao final chega ao meu destino. Mas preciso primeiro domar essa selvageria interna. E o processo de escrita é um confronto e um conforto. Recomendo a todos.

Também enfrento-me diariamente no espelho. Sempre otimista. Não percebo o cansaço. Às vezes sou revigorado pelo sono. Realmente as manhãs são revigorantes. Mas é uma oração, um diálogo, uma dinâmica em grupo. Eu, ele (no espelho), e vez ou outra o Pai entra na parada. Está aí mais um exercício de fidelidade. Comigo mesmo, bem entendido!


Admiro os disciplinados porque demonstram coragem. No passado, ou talvez no dia a dia desta vida incompleta, o embate trouxe-lhes um domínio de si mesmo. Por menor e mínimo que tenha sido, a semente foi plantada e o fruto é conseqüência.


Obrigado pela força, mas está aí algo que ninguém pode fazer por mim. E só eu sei o quanto e o como. Serei eu, e o momento é agora e sempre.

Comments:
Olha Volney,

Hoje você acertou em cheio...Está aí a minha batalha diária: falta de disciplina...então eu penso:

"Não faço o que quero; faço o que posso."
Georges Braque

Mas então deixo de realizar coisas importantes e algumas corriqueiras mesmo, como ser fiel aos meus exercícios físicos, à minha dieta que poderia ter terminado em 3 meses e já se arrasta por 3 anos, sem grandes resultados, é claro...

brigada pela reflexão, primo! Bom dia! beijos
 
Volney da glória!

Como promotor de vendas disciplina do Ócio Criativo, o sindicato exigiu que eu escrevesse saindo em defesa da indisciplina.

Devo lembrá-lo que um disciplinado pode correr atrás do vento com a sua disciplina tanto quanto um indisciplinado esconder-se atrás da sua inércia. Há indisciplina criativa e disciplina estéril, e vice-versa. Semelhantemente, às vezes requer-se mais coragem para ser indisciplinado do que para mergulhar na doce cortina de fumaça da disciplina. Tudo depende (now was that relativist enough for ya).

Estou com Tolkien, que achava que num mundo obcecado com a performance como o nosso, a preguiça chega a ser quase uma virtude.

Portanto o que tendes a fazer não faça-o depressa, porque só uma coisa é necessária.
 
Pior do que o indiciplinado é o que não tem força de vontade, e pior ainda o irresponsável.

O primeiro vive por satisfazer aquilo que realmente acredita e lhe dá prazer, não a leis precipitadamente estabelecidas.

O segundo, por não se deixar manipular por caprichos alheios vive para responder por seus próprios atos.

Bem aventurados os disciplinados, com força de vontade e responsáveis, porque nunca contrariarão ninguém.
 
Tb sou totalmente a favor da indisciplina. Esse negócio de disciplina não tem nada haver com o nosso Deus; a disciplina até pode gerar um excelente adiministrador, mas eu prefiro o artista.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?