25.9.08

 

É possível


Acredito que Rob Bell esteja certo.


Ele considera que Êxodo é o primeiro livro da Bíblia, no sentido de que Gênesis é tão somente o pano de fundo. A história da criação e queda, de Noé e Abrãao, e até José, serve para nos situar quanto à formação do povo de Israel e o por que de (agora em Êxodo) cativos como escravos.

É aí que começa a verdadeira história de redenção, de libertação e de transformação.

Concordo que tem muito mais sentido para mim, para minha fé pelo menos, o que realmente significa sair do Egito, passar pelo deserto em busca da terra prometida.

Tardiamente temos sido, como cristãos pensantes (e espero estar enquadrado nesta categoria - pelo menos mais recentemente), desafiado a nos aproximarmos de Martin Luther King Jr., e de certa forma distanciando-nos de Billy Graham. São dois homens de Deus. Não se trata de questão de torcida, prioridade ou assento na grande assembléia dos céus.

Tem a ver com o dia a dia nosso - aqui 'down to earth' e a demanda por um Cristianismo de transformação efetiva e perene. Estou mais para Êxodo!

Comments:
Muito bom. O lance do Martin e do Billy ficou legal mesmo. Me desfez um nó aqui num canto da cabeça. Valeu.
 
Pensar é absolutamente necessário, é hora da cristandade deixar de ser 'maria-vai-com-as-outras'. Tb prefiro Martin Luher King Jr.
 
Sou obrigado a discordar...não quanto ao Martin Luther King (aqui estamos de pleno acordo).

Mas a história da redenção começa, para nós, no capítulo 3 do "Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."

Para Deus, começa antes da fundação do mundo, ou seja, um bocado antes do Gênesis...

Abraço
 
Fábio - talvez concordemos de fato, e estejamos dando peso na abordagem. Salvo melhor raciocínio ...

É possível que do ponto de vista da prática (apesar de toda a história e de todo o embasamento teórico que de lá se depreende), como levantei: 'da Queda ... até José' - seja realmente um pano de fundo.

Mas é uma plataforma real e coerente que nos dá o momento da escravidão no Egito. O Gênesis continua sendo o Princípio de tudo.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?