27.8.08

 

Flow

Michael Jordan em estado de flow

Nestes dias corridos e de pouca postagem, tenho me servido da companhia de Mihály Csíkszentmihályi - autor de FLOW, entre outras obras. Ele é professor de Psicologia e estudioso do comportamento no local do trabalho e em outras atividades humanas (artes, esportes ...) que demandem superar ou enfrentar situações de alta complexidade com razoável fluência.

Ele chama o estado em que somos mais competentes e onde ao mesmo tempo colocamos todo o nosso potencial, como flow (fluir - em algumas obras em português não se utiliza a tradução). Isso significa que estamos leves - incrivelmente leves, apesar de estarmos atravessando momentos de extrema demanda. É nesse estado que praticamente não nos cansamos, não percebemos o tempo passar, e ao mesmo tempo somos reconhecidos por terceiros como muito focados e vivendo plenamente o momento e como que integrados com aquela atividade.

Me sinto, pessoalmente em sala de aula - nos temas e nas abordagens que estamos focando, em praticamente 100% do meu tempo em flow. Apesar da alta demanda, e com atenção, energia e concentração sendo sugados, o sentimento de recompensa (não financeira) é altissimo.

A chave, é claro, é unir uma coisa com a outra ($), ;)!!

Comments:
Xi, Volney, não sinto nada disso não...quem dera, me sinto pesada pesada pesada. Será que é porque vocês tem carro e eu não? porque eu já chego no trabalho cansada, após duas horas de pé na condução, e no resto do dia as coisas só vão piorando, principalmente com a queda da qualidade do RH em geral, então a gente fica o dia inteiro apagando incêndios, consertando os erros da moçada. AFFFF
 
Cara, depois de ganhar uns quilinhos neste inverno - culpa de pão quentinho no fim da tarde - pizzas na sexta-feira, e falta do que fazer, ficar flow me é o mais difícil.
Mas já estive assim, um dia. A sensação é ótima, não?
 
Existem umas poucas tarefas que me deixam desse jeito. Muito interessante!
 
Bete,
Com certeza vc está proxima da leveza - o caminho ou o caminhar - um dos dois pode levar lá.

Teo, a idéia é realmente buscar um foco e função que nosso desempenho nos leve ao flow.

Mesmo que estejamos uns quilinhos mais gordo ;)
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?