9.7.08

 

Tudo menos o silêncio

O silêncio na maioria das ocasiões pode significar perda ou ausência de vida. Não falo do silêncio respeitoso. Há momentos de se fazer companhia solidaria, e daí o não falar é recomendado. E não me refiro à reclusão também. O voto do silêncio, o foco na reflexão, o esforço-descanso para se acalmar ... São coisas boas, têm seu tempo certo e devem ser buscados.

Há no entanto um silêncio que não nos faz bem, nos empobrece e sinaliza com desânimo. É contra esse silêncio que precisamos gritar, escrever e lutar. A minha voz, a sua voz, unidas - poderão ser ouvidas.

Fico a pensar se não sou atrevido demais. Às vezes me vejo messiânico demais, professoral demais, revoltado demais.

E é exatamente por isso que temo o silêncio entre pares, amigos e irmãos. Temo o meu silêncio e o seu silêncio. Converse por favor - mas se oportunidade me for dada, aí estarei eu a tagarelar. Indiscreto, às vezes irrelevante e outras sonolento - mas a romper silêncio. Meu batestaca vai lhe acordar - cuidado. Vou tocar uma orquestra. Um instrumento por vez, mas vou tocar.

Tudo menos o silêncio, por favor!

Comments:
Há um outro tipo de silêncio que não é propiamente um não-falar, mas é a omissão diante de injustas ações de poderosos e perversos ou da esmagadora 'maioria'.
Onde o silencioso silencia para sempre ficar 'bem-na-fita'.
 
Volney, eu tenho alguma facilidade para me expressar na escrita, mas na conversação eu sou péssima, simplesmente não sei falar, luto muito contra isso, já deixei passar excelentes oportunidades, desculpando-me pela minha timidez, mas no fundo sei que timidez foi um nome que escolhi para minha covardia, para ficar em minha zona de conforto, ou "bem-na-fita" como disse o Celso. Complicadinho...
 
Celso
É exatamente por isso que temos que conversar e nos mexer - e se não conseguirmos falar claramente - gritemos!!

Mandou bem Celso - e não só por aqui, hein ;) Abração!


Bete
Sabia que sou tímido - algumas oportunidades deixei passar, onde conheceria novas pessoas e até talvez abririam-se novas portas ... mas faz parte da vida.

De outro lado vejo vc se expressando e manifestando. É disso que precisamos. Não necessáriamente desenvolver conversas sobre o tempo lá fora, mas orquestrarmos a sinfonia da mudança. E nisso conto com vc! Beijão.
 
Estou aqui Volney!
:)
 
Volney !!... eu já tenho o problema oposto.... o difícil é me calar.
Gosto de conversar, de casa cheia, de ouvir "causos", histórias e estórias, de descobrir a vida em outras pessoas, de ver como o ser humano responde a várias situações.... eu sou naturalmente uma curiosa da alma humana, e por isso gosto de ouvir e falar, e preciso sempre me sentir presente .... Também tenho meus momentos de reclusão, de reflexão e solidão, que me fazem muito bem, mas que não podem durar demais senão fico tristinha, afinal, nada mais certo para te levar a tristeza do que pensar e refletir sobre a vida ( seja nossa ou não).... então, me entrego a Deus, ao próximo, a família e aos amigos, que são a mola propulsora de minha vida...
Ta vendo só.... já falei um monte....heheheheheeee..... olha, ainda vamos sentar pra papear, preciso aprender mais de você....e mestre vc é mesmo !!

abraços !!

Alice
 
É isto aí Volney, uma coisa é solitude e outra completamente diferente é solidão...


abraços
Fique na GRAÇA
 
Engraçado, primo, eu já gosto de ouvir...
Como dou aulas de conversação, acabo estimulando o aluno a falar e sempre acabo sendo um "bom ouvido" e guardadora de muitas confidências também...
No fim de um dia de trabalho estou exausta, e louca pra ficar quietinha...Acho que por isso prefiro "ouvir ou "ler" vocês!
Gostei do post! Ah, e parabéns pelo niver do VJ! O meu Gus também faz anos hoje! bjs Bó
 
.
 
Gente boa,

É isso mesmo, vamos conversar. Legal Jorge que vc passou para deixar claro que 'distante' vc não está.

E aí Alice, ainda não foi desta vez que saiu o café - mas vamos tentando.

Mandou bem na definição Victor Carlos.

E prima, o importante é conversar - se é pra falar ou ouvir - nada de silêncio quando em companhias - né não?

Fábio:
;)
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?