15.7.08

 

Ainda sobre a Igreja



Excelente texto do Guilherme de Carvalho - em cima do que temos discutido aqui no blog e também via Zona da Reforma.

Ele faz uma resenha de um texto de Kevin Vanhoozer, que escreve sob o tema Evangelicalismo e a Igreja: a Companhia do Evangelho (minha tradução).

Para quem não está muito familiarizado com leituras mais pesadas, Vanhoozer é americano e leciona teologia na Trinity Evangelical Divinity School. É autor de vários livros, sendo que alguns já traduzidos para o Português.

O Guilherme já faz parte de nossa grande confraria de blogueiros (vide aqui ao lado). Ele vem de um esforço muito legal para a montagem de uma L'Abri brasileira. Mais informações no próprio blog desta iniciativa aqui.

Eis o que o Guilherme nos tráz (via seu blog):

Tem Jeito de Ser Cristão sem Igreja?


Vanhoozer ajuda a gente da dar uma resposta. Em algum ponto, discutindo se a eclesiologia é fundamental, a sua resposta foi "sic et non".

Sic

Sim, de certo modo. Porque o evangelho não vem da Igreja. A igreja é que é uma "criatura do evangelho". Ser evangélico é, portanto, reconhecer isso. É reconhecer que os atos de Deus tem prioridade sobre a resposta humana. E o evangelho é o anúncio, a narração desses atos salvadores de Deus. Ser evangélico - e este é o espírito da reforma - é anunciar a prioridade do evangelho.

Então, para um evangélico, a igreja nunca terá prioridade sobre o evangelho. Ela nunca será o seu juiz. Pelo contrário, ela sempre estará sob a sua bênção e o seu julgamento. É por isso, também, que ela é "semper reformanda".

E assim a espiritualidade genuinamente evangélica sempre será profundamente pessoal. Sempre apontará a necessidade de conversão pessoal, e do homem se tornar um indivíduo diante de Deus, responsável por sua escolha, de certa forma autor de si.

Non

Mas isso tudo soa tão moderno que me faz até bater os dentes. É, de fato. Olhando de perto, o evangelicalismo é bem moderno.

Vanhoozer faz o contraponto: precisamos da comunidade, porque é nela que o evangelho pode ser vivenciado, incorporado, agenciado. Acho que poderíamos dizer o seguinte: de fato, o evangelho é o princípio da igreja. Mas quem disse que ele é recebido e compreendido individualmente?

Acho que o ponto é este. É que a salvação trazida pelo evangelho não é "pessoal" no sentido de "individual". Ela é comunitária. Mais do que isso: ela é cósmica.

Então não dá para ser cristão "sem igreja". Cristão "sem igreja" é "semi-cristão". É como o fiel antes da vinda de Jesus Cristo. Crê em Deus, mas ainda está esperando o cumprimento da promessa. A vida cristã não é feita só de "ainda não". Tem que ter um "já", e um aspecto do "já" é a comunidade. Deus habita a comunidade. Não é o indivíduo meramente; é a comunidade o lugar da presença de Deus. Ele habita uma cidade. A Igreja é que é um corpo e um templo.


Comments:
Muito bem argumentado!
 
Uma vez li um livrinho genial chamado "Preconceido Linguístico", que nada tem a ver com cristianismo, igreja e coisas afins, mas que continha uma frase assombrosamente verdadeira sobre o tema.

Dá uma olhada lá:
> http://atrilha.blogspot.com/2006/12/ateno-o-texto-abaixo-no-refere-se.html
 
Bommm .. muito bom !....eu ultimamente estou na fase da igrejinha primitiva... estou mesmo em busca de uma igreja-corpo, e não uma igreja-instituição-castradora, procuro o amor, e tenho encontrado, mas vejo que cada vez mais o amor se torna efêmero. Ainda não desisti de encontrar uma igreja, um local de adoração, ensino e comunhão, e estou empenhada nessa missão....mas honestamente não sei o que está acontecendo comigo...dizem que é por já ter vivido muitos anos em igreja ( não acredito)....tb me dizem que é passageiro( quero acreditar), mas a verdade é que não encontro o corpo que busco (no sentido denominação da palavra)....estou meio assim e meio assado...rsrsrssss....complicado hein !!!

abraços pra vc
 
Volney,

Acredito que estar em Cristo significa também estar na IGREJA de Cristo. A questão, no entanto, é que a Igreja de Cristo se misturou com aquilo que nós chamamos de Cristandade. Foi precisamente nesse sentido que Santo Agostinho disse “que a igreja tem muitos aos quais Deus não tem e que Deus tem muitos aos quais a igreja não tem”.

Abraço.

Juber
 
Muito bem escrito. O cristão genuíno há de buscar seus irmãos em Cristo para viver uma comunhão baseada na fé no Evangelho verdadeiro, mas também entende que participar desta união não o faz genuíno.
 
Maravilha!!!
 
Gente

Não tenho o que acrescentar e tudo a agradecer.

Grato pela visita.
 
volney, a-do-rei! disse tudo o que penso, de forma mais clara ainda! abração!
 
´Graças a Deus estou na igreja, mas uma igreja muito engraçada.

Ela não tem porta, não tem janela é toda aberta.

Não tem cadeira nem tem chão, não tem nada.

Ela é invísivel e indivisível por não ter nada e isso é tudo.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?