30.5.08

 

O Velho e o General


Já era para terminar a leitura do General, por ser vívida e instigante. E, para dizer pouco mais, deliciosa. A semana a me afogar no trabalho, devo acabar no sábado à noite.

Ao longo dessa viagem, e desde seu início, o paralelo do velho de Eclesiastes me vem à mente. É uma histórinha curta e assim como a de Jabez, fica escondida em pouco versos. Veja se voce consegue achar. Trata da cidade sitiada, onde seus habitantes são tomados de mêdo mortal, até ouvirem o estratagema bolado pelo velhinho sem nome. Os detalhes são salomonicamente omitidos. Mas a cidade escapa e fica a salvo. E o velhinho? Volta para sua insignificância. É a vaidade e a perspectiva exclusivamente. A sina dos mortais é frustração e contentamento. Uma resignação inglória aos destinos ou se preferir - maktub - ao destino.

O mérito de García Márquez é passar os sofrimentos de um pobre coitado, para o leitor.

Diferente de se mergulhar na leitura, as letras mergulham em você. E o cara, que com toda a sua glória de libertador e grande líder (a mais importante personalidade dos países andinos), por ser carne e osso como eu e você, lentamente, página após página vai se reduzindo à sua insignificância.

Comments:
Vc faz referência à Eclesiastes 9.14-18, certo? =)

Já ouvi um pregador defender a Teologia da Prosperidade atráves dessa passagem. Dizendo que ser rico é importante... =/



Abração Volney
Boa Leitura
Fique na Graça
 
São Vitor
Aniversariante de amanhã - é isso mesmo (o texto) e nada disso, o uso ... Esses pregadores ...

btw - Terminei de ler o livro! Vamos nós pra mais um!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?