1.5.08

 

O Esquisito que Tu salvaste


Parte 1

E os outros?

Estou lendo Maravilhosa Graça de Phillip Yancey. Ganhei uma perspectiva mais afinada à Palavra, acerca de minha própria realidade. Sou um esquisito que Deus ama. E só posso entender a graça, na medida em que eu mesmo a pratico no sentindo horizontal: com meus semelhantes.

Amar a Deus (e saber que Ele nos ama – de maneira incondicional), já dá muito trabalho. Digerir esse princípio (que Jesus chamou de mandamento) é apenas parte da equação. Ou seja – dedicarmos nossa vida com muito afinco no sentido vertical, é um desafio e tanto. Porém, é metade da história.

Somente com a segunda metade: amar aos outros como a si mesmo – faz com que a primeira tenha sentido. Isso porque à medida que somos banhados pelo amor do Alto, é impossível conte-lo dentro de nossa minúscula alma humana. Neste receptáculo o amor derrama, extrapola, transborda e entorna. Se não for assim, não é o amor de Deus, não é o amor do Pai, não é o amor de Cristo. Se não for assim, não é o amor infinito de Deus!

Perdão e arrependimento, no sentido horizontal, são lados visíveis de um amor genuíno. Se em I João lemos: “Como você pode dizer que ama a Deus, a quem não vê, e não ama ao seu semelhante, a quem vê?”. Poderíamos perguntar também: “Como você pode dizer que foi alcançado pelo amor de Deus, sem trazer consigo o perdão?” Ou como é que você recebe o amor de Deus sem abraçar o arrependimento?”

Teologicamente podemos racionalizar o tema – e colocar na perspectiva espiritual. E elucubrar, justificando o sentido vertical do perdão e do arrependimento. Mas o chamado da graça de Deus e os mandamentos resumidos por Jesus implicam diretamente na sociologia: no campo das relações humanas.

“E os outros?” perguntam esses textos.

Comments:
Excelente leitura!
Bem vindo ao Clube dos esquisitos! :))
 
Grande Volney !!
eu tb estou a ler Phillip Yancey em Maravilhosa Graça, aliás, pela segunda vez... tudo se resume no relacionamento humano. Quando percebemos que aqueles que nos machucam são iguais a nós e que a Graça de Deus está sobre eles assim como sobre nós, tudo muda de figura. Estou em plena transformação de valores espirituais, depois de 12 anos ministrando e trabalhando sobre alicerces de areia, hoje, inicio uma segunda chamada (como cita Brennang Manning em seu Evangelho Maltrapilho)uma revisão de valores e descobertas de novas verdades, e para isso precisei me afastar totalmente das denominações , suas doutrinas e leis. Conheço todas as "críticas de plantão" por essa minha decisão, mas tenho a firme convicção de que preciso e devo conhecer, descobrir e aplicar o verdadeiro evangelho da graça, e isso, escandaliza (a graça quando aplicada).
Se vc ainda não leu, do prório Phillip Yancey - "O Jesus que nunca conheci", tb é muito interessante, assim como "Cristianismo puro e simples de CS Lewis".
Eu ficaria muito feliz se vc me recomendasse alguns livros.
Em tempo: estou adorando ver vcs na Zona da Reforma, é muito bacana!! dá vontade de ir até lá!! rsrrsrss....
Um grande abraço
Alice
 
Sem ler o Yancey batemos na mesma tecla ??

http://adironteologia.blogspot.com/2008/04/s-peo-deus.html

Acho que, pelo menos, estamos lendo o mesmo mundo.
 
"What's So Amazing About Grace?"

ME apaixonei por Deus atráves desse livro, Yancey me ajudou a enxergar Deus fora das paredes do legalismo e do fundamentalismo com os quais foi e estou sendo criado.

Aquela linda e brilhante definição da Graça: "Não há nada que possamos fazer para Deus nos amar +, não há nada que possamos para Deus nos amar -" destruíu toda minha incansável buscar por ser aceitado e amado...

Interessante esse livro, pq ele expoem tb as desgraças como escreveu Chesterton: "O argumento + forte em favor da graça divina e simplesmente a desgraciosidade." e é assim q Yancey coloca as coisas. Como no capítulo do avô bêbado, da mãe estressada e do filho Hyppie. Forte e desgracioso...

Tb amei conhecer a Festa da Babete e o cap.4 sobre as parábolas num contexto atual. Ele tb nos surpreende quando fala do seu amigo Mel, o que toca em assuntos q somente com a Graça devem ser tocados.


Realmente d++, espero q aproveito ao máximo esse livro.

Deus abençoe.
E FIQUE NA GRAÇA!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?