10.5.08

 

Mago e Magia


Provavelmente Paulo Coelho represente hoje, num alcance até internacional, o mais importante ícone da Magia. Estou aqui colocando Magia como algo genérico, sem adjetivá-la. Ele é o nosso Mago, por mais que queiram colocar Lula em seu lugar - e aqui tem trocadilho.


Há no território nacional uma fascinação tremenda pela Magia. E nesse chão fértil prospera uma boa parcela da igreja evangélica (ou assim definida como tal). Visite uma loja típica de DVDs desse segmento e abundam exemplos do que digo, em contínua degustação nos televisores assentados no balcão. São pastores, missionários, pregadores, e até crianças manifestando atos de plena ou parcial magia. Soma-se o histriônico, o discurso bravo - de estilo bronca e revolta, com pitadas exageradas de gritos, berros e concordes, com pequenas encenações centrais ou periféricas (que vão desde paletó que como capa de toureiro derruba prisioneiros enfileirados assistindo a pregação até individuos que dançam em círculos, deitados no chão).


Verifique o profetismo-espiritismo-travestido onde ordens e determinações são manifestas em representação mágica de Deus. Sem dor, sem processo, sem maturação: instantâneo.

"Aí sim, é disso que gosto e que preciso."

Um povo inculto, inocente-útil que não só obedece e venera como também contribui financeiramente para permitir que tal qual um círculo virtuoso, se auto alimente, permanecendo o que é e está errado, de maneira cada vez mais forte.

Quem é responsável - se não culpado? Aqueles que se deixam, aqueles que perpetuam, nós que nos calamos e desprezamos e nos tornamos indiferentes?

Paulo Coelho é um ícone da Magia. Sem perceber que há uma escola para se matricular.

Comments:
Tirando o fato que ele descobriu, como de resto a pastorada também, que isso dá dinheiro, ele parece ter assumido esse lado, de verdade. Nos tempos de Raul Seixas (de quem foi parceiros nas letras das músicas) ele já profetizava como a imortal frase: "Eu sou a mosca que pousou na sua sopa" avisando o que faria com os autores nacionais. De quebra, arrematou o cenário "espiritual" junto. Hoje os pastores lêem seus livros na calada da noite buscando inspiração para os domingos de manhã, coisa que nunca fiz, tirando o Diário de um mago, o Alguimista, etc... Agora, nós os mágicos não gostamos que confundam bruxaria com magia e consideramos o Paulo e os pastores, bruxos. Temos o apoio dos ortodoxos, nesse tema. Lugar de bruxo é na fogueira. Viva São Cipriano e Joana D'arc. Fiz mágica na Gruta essa semana e tenho que fazer de novo na próxima para pagar a conta.
 
Respondendo seu post:
O que fazer?
1- Se nao tiver o livro me avisa que te mando um de presente.

2-Como sempre, discutir o livro. Os numeros que a autora disponibiliza sao reais, principalmente aqui na terrinha do Tio Sam.

3- Vou repassar meu e-mail via orkut para contatos e endereco se nao tiver o livro(te encontrei por la).

4- Aproveite o fim de semana.

Abraco

Nelson Costa.
 
Lou,
voce temtoda a razão - conhecer mais de Raul e Paulo ajudará a entender o momento de alguns praças e de algumas praças evangelicais.

Nelson Emergente,
alegria imensa ter vc aqui e ter sua oferta (minha ousadia) em atenção! Grato
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?