20.5.08

 

Cristianismo Código Aberto (2)


O primeiro grande evento, sem a participação direta de Jesus, na história do Cristianismo - e como veremos a seguir, a fortalecer a tese do Código Aberto, aconteceu imediatamente após a sua ascensão. Quando veio Pentecostes - 50 dias após a Páscoa e detalhadamente relatado em Atos 2, avança-se em sua cristalização.


Todos ficaram cheios do Espirito Santo e começaram a falar noutras línguas conforme o Espírito os capacitava.

Jerusalém, por ocasião das festividades se tornava um espécie de ONU, vindo gente de todas as partes do mundo.


Partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia, Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próxima a Cirene, e visitantes vindo de Roma tanto judeus como convertidos ao judaismo, cretenses e árabes.

Eis a ocasião mais que oportuna para inverter o efeito Babel, com a descida do Espirito Santo. A única 'religião' - a verdadeira e exclusiva emancipadora da Graça, anula o símbolo da busca aos Céus em torres construídas por homens, escadas que intentam alcançar Deus - no meio de uma confusão de línguas, comunicação e atitudes. Eis que agora o processo real e do Deus manifesto é Babel ao contrário: Deus descendo, dando línguas para entendimento e constituíndo naquele início da era do Espírito Santo, um efeito viral. Um contágio que deixava perplexos e maravilhados seus ouvintes. O impacto era fulminante em cada um daqueles a quem a Mensagem era apresentada. O Código Aberto ganhava força e determinação.

Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua.

Babel fôra divergente. Pentecostes é convergente.

Mesmo quando se chega ao final deste capítulo 2 de Atos, a narrativa é uma prova cabal do poder transformador do verdadeiro e genuíno Cristianismo: aberto, livre, acessível, convidativo, includente, gratuito, alegre, simpático, festivo, e (por último e não menos importante) amoroso. Homens e mulheres adentravam na era da graça e do amor. A comunidade e os 'Códigos Abertos' eram assim descritos:
. Tinham coisas em comum
. Distribuiam valores de acordo com a necessidade
. Todos os dias se reuniam
. O pão era partido nas casas
. Havia participação de refeições com alegria
. Louvavam a Deus
. Conquistavam a simpatia do povo

Esta é a seqüência da série CCA, onde depois do (1) e do (3), o (2) acima fica agora (sem fechar), com o código ainda mais aberto e clarificado. A continuar ...

* Pentecost - canvas by Alexander Sadoyan

Comments:
Volney, dois assuntos distintos:
1) que pena né, estamos longe dessa turma da alegria. mas sempre poderemos retomar esse elo perdido, basta coragem

2)uma época fui estudar latim (não aprendi nada) mas foi interessante ver o poder de uma lingua tida como morta. Foi justamente sobre essa frase - língua morta - que o professor se pronunciou, e eu nunca esqueci, ele disse: existe um toque do sagrado em cada idioma, por isso ele jamais irá morrer.
 
Almejo por dias como esses, ainda nos tempos atuais, meu coração se derrete todo ao ler e reler e ler e reler e ler [...] essas passagens, minha alma geme a Deus num gemido inexprimível, mas que pede, que clama por dias como esses, ainda nos tempos atuais...
 
Volney....cada vez mais admiro tua inteligencia e espiritualidade!!! quem sabe um dia vc vem para Ubatuba e vamos tomar um café aqui em casa com minha família.... ficaríamos orgulhosos em conhece-lo !!

Abraços
 
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
Parece bobagem, mas é só começar pela leitura de Atos pra vermos quão longe estamos de onde deveríamos estar.
Bete, legal suas contribuições - vou pensar mais a respeito do Latim.
Celso, essa oração toca até mesmo quem nunca orou por isso. Amém, e Amém.
Alice, tenho motivos pra descer e agora você reforçou ainda mais. Vc acredita que estavamos querendo fazer um mini congresso-retiro na vizinha Paraty. Que bom seria juntarmos alguns da comunhão - vamos testar o Atos 2 ... que tal?

Grato vcs pela sempre presença!
 
Volney,

Obrigado pelo recado no blog. Parabéns pelos posts também.

Abs

Lucas
 
Volney !!!.....que deliciosa notícia !! se ela se concretizar, avise-me que estarei te esperando na Rio-Santos e iremos juntos a Paraty...essa eu nã perco !!!
Oba !
 
Vamos nessa que na revolução temos que unir o útil (praia) ao agradável (ministério) ... he he
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?