13.5.08

 

Cristianismo Código Aberto (1)

No exato momento em que Cristo deu seu último suspiro (entregou o espírito) expirando na cruz, "... o véu no santuário do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo ..." (Mateus 27:51), deixando o Santo dos Santos desprotegido. Conforme o Comentário Judaico do Novo Testamento (Editora Atos) isto "simbolizou o fato de que Deus estava dando a todos o acesso ao lugar mais sagrado de todos no céu conforme ensinado em JM 9:3-9; 10:19-22" (Carta aos Judeus Messiânicos = Hebreus).

A sua morte inaugura um novo tempo. Numa linguagem mais para os tempos cibernéticos, a sua morte dava início à religião do Código Aberto: a redenção somente por graça, mediante a fé, salvação a todos os que crêem, reconciliação total com Deus. Inaugurou a era do sacerdócio universal - onde todo e cada um que crê, tem acesso à sua presença.

O Código Aberto vinha sendo prenunciado nos encontros com Nicodemos - nascer de novo é um ato individual e inaugurativo para quem crê, e com a Mulher Samaritana - a água que eu lhe der matará sua sede. Nascer e beber água eram atos gratuitos e individuais. Era um código aberto - sem restrições.

O Código Aberto se consagra com a Ascensão de Cristo: mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espirito Santo ...

O Código Aberto vai se espalhando com a conversão de Saulo - o perseguidor (aquele que queria manter o Código Fechado), e logo no capítulo seguinte ao atender a visão dada a Pedro de testemunhar aos Gentios, vemos Cornélio e seus familiares se tornando os primeiros não judeus a fazerem parte da família de Deus. "Ele não faz acepção de pessoas ... todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados" (Atos 10:34 e 43). E "sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo" (Atos 10:45).

Ao longo dos séculos desde os tempos do Antigo Testamento até a era moderna a história do povo de Deus e do cristianismo é um relato claro e contundente de um Código Aberto, com seu clímax sendo a mensagem libertadora de Cristo que precisa e deve alcançar a todos. O Código Aberto é para todo o homem e o homem todo.

Comments:
Talvez seja esta a razão para meu entusiasmo pelo Linux, OpenOffice e os códigos abertos em geral...
 
... Graças a Deus pela graça de Deus em Cristo, afinal, se não fosse por ela, nem o código seria aberto !!

Abraço grande pra vc
 
meu nome é Eduardo,fiz hj um curso c/ vc sobre otimização do tempo em venda ,crente em Jesus e estou passando aqui para agradecer pela palestra dada hj ....fiquei muito satisfeito c/ meu rendimento e de ter a oportunidade de ter conhecido pessoas ricas em conhecimento...Que o Senhor Jesus continue derramando mais e mais benções para vc e estarei orando nesse sentido , O VÉU Q SEPARAVA JÁ MÃO SEPARA MAIS ...por favor me responda : EDUARDOGOUVEIA88@HOTMAIL.COM
 
Depois de tão magnífico raciocínio, desculpe o comentário pessimista: "No entanto, hoje, ainda muitos fazem um esforço tremendo para serem donos de Deus e donos da Graça, monopolizando o acesso e mantendo o código fechado".
 
Rubinho,
Também sou fã de tudo que é Código Aberto - a começar pelo Evangelho.

Alice,
Vc que é das letras, sabe o quanto é importante promovermos a simplicidade do Evangelho.

Edu,
Legal ter tido voce em nosso curso

Meditações,
A nossa esperança é o código aberto! Pastores e líderes querem manter o código fechado (farei um post mais explicativo logo, logo), achando que podem segurar as chaves da Graça e se fazerem por intermediários exclusivos de Deus - numa atitude mais do que herética!!!

O que nos move é um pouco do pessismo - pois sabemos que a situação é brava demais, e a esperança que podemos fazer alguma coisinha, pela graça do Pai.

Por isso que creio que somente a revolução será o caminho para o Evangelho! Venha santa Revolução, venha - até que Cristo volte.

(nossa! ficou um sermãozinho!!)
 
Um bom exemplo seria a história do nome de Deus, que perdeu-se por ter ficado em segredo.
 
Gente
Me ajudem com sugestões pra eu dar continuidade à série - grandes e bons comentários!!

Grato a todos - quero mais, quero mais ... vide a postagem (3) - a de numero 2 logo logo sai.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?