11.2.08

 

Piores Práticas




O homem aí do lado é o Papa. W. Edwards Deming - o papa da Qualidade.







Fui instado a entrar no tema por causa do Tonioli - preocupado que a Qualidade (disciplina e prática) que penetrou sua pele transformando-o num xiita da tolerância zero, fosse um demônio e por conseguinte o levasse ao Inferno. Mas nesse aspecto ele não está só. Essa doença também me pegou. Via serviço ao cliente. Como realizava muito treinamento de atendentes de SACs (SACOS e outras Centrais), ficava antenado para flagrar situações de 'não-conformidade' ...


Ri muito imaginando a cena do Tonioli e o japonês dos pastel da feira. Esse negócio de tolerância é uma faca de dois legumes.

As tolerâncias mil -

Era comum líderes evangelicais assumirem que atrasos e mancadas seriam aceitáveis pelo povão - pois sendo serviço pra Deus e para seu povo, todos deveriam ter paciencia e amor. Isso é de um passado distante e muuuuuito remoto! E isso nunca foi piada!! Dizem que 'inda hoje é real.

Agora o outro lado exagerado da tolerância é um arremedo de tempos de Jesus, mais para o farisaismo do que qualquer outra coisa. E principalmente aquele praticado pelos mais fortes - normalmente sujeitos a dois pesos e duas medidas. Um exagero de exigência de um lado e um absurdo de conformação do outro.

É óbvio que também não estou pregando a Anarquia - filha do casamento da Dona Preguiça com o Seu Mediocre.

Mas é muito positivo ter-se uma boa pitada de loucura, abraçando quer a destruição criativa, a jornada dentro do caos, ou o total rompimento com o passado.

A solução está exatamente nesses novos caminhos. É por isso que Christopher Locke (também conhecido como Rage Boy) é um dos meus heróis modernos. Uma outra de suas obras primas chama-se Gonzo Marketing, Winning Trough Worst Practices. É óbvio que a tradução para o Português tropeçou. Ficou assim: Marketing Muito Maluco, Vencendo com as Práticas Menos Convencionais.


Mas os conceitos que estão delineados em seu livro são claros: hoje quem for copiar ou fazer benchmark, aperfeiçoar ou aprimorar práticas do passado, está sim fadado ao fracasso.

Então a correção-comentário-contribuição de leve, que tentaria fazer pro Tonioli, é que hoje, indistintamente de credo, raça, genero, idade ou logotipo de crachá a Qualidade insistida leva a todos para o Inferno. Só tem salvação mesmo, quem quebrar as regras, romper com o presente, adotar as piores práticas, abandonar os livros e suas regras, se re-inventar. Resumindo em uma só palavra: Inovar!

Comments:
valeu Volney, me sinto mais aliviado (Ali, nao é com vc).
Vamos criar o nosso IZO:
Inovar na ZOna.
abç
 
Antes, diziam, com razão, "que a pressa é inimiga da perfeição".
Hoje afirmo: "a perfeição é inimiga da inovação". Pra inovar é necessário assumir a própria e inevitável falibilidade.
E por aí vai...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?