1.11.07

 

Os Loucos tomaram conta (1)





Minha participação no 2º Eclesiocom - Colóquio de Comunicação Eclesial (vide primeiras notícias), debaixo do Painel Comunicação Religiosa nas Comunidades Virtuais, teve como tema: Os Loucos Tomaram Conta do Hospício. E a seguir compartilho com vocês o que apresentei - em partes. E esta é a primeira parte.
Começo com as 95 Teses de Lutero, pregadas na porta da Catedral de Wittenberg - também chamada de Schlosskirche ("castle church"). Por ser no dia do aniversário da Reforma Protestante, pego como gancho para falar de rompimento, subversão e coragem. Vamos então ver o que é o Cluetrain Manifesto. Trata-se de um trabalho feito em 1999 por 4 autores (Locke, Levine, Searls e Weinberger) com o subtítulo: O Fim dos Negócios como Conhecemos.
Esses autores também desenvolveram as suas 95 teses, sendo a primeira: mercado são conversações. Todo o Cluetrain pode ser lido em portugues (não o livro, mas o manifesto).
A era digital traz para cada ser humano a possibilidade de, ao se expressar, ganhar significado e singularidade como pessoa. Por isso que o internauta vive em comunidades, tribos, grupos ...
Essas comunidades permitem ao participante:
- se fortalecer como pessoa;
- dedicar boa parte de seu tempo;
- sentir-se parte de um grupo;
- comunicar-se com outros, com afinidades e semelhanças;
- até mesmo tentando converter o seu amigo, colega, confrade ...
O silêncio é caro. Falar é fácil e nos dá prazer e sentido.

Comments:
Oi Volney!
Acho gente ainda vai ter que "comer uma saca de sal" prá entender tudo o que a internet significa e como usá-la. Bendita internet!!! Eu, como você, sou peregrina mas não sou turista (fiz uma canção com esse tema), encontro na net uma porta por onde entram e saem tudo e todos dos quatro cantos do planeta. Que oportunidade fantástica não?
Escancaro minha vida, procuro respostas, convergência... Graças a Deus tenho encontrado o que procuro. Cristãos dispostos!
Um beijão querido!
:)
 
Você não deveria revelar que o manifesto tem 95 teses. Acontece a mesma coisa com as de Lutero. Só de pensar nisso a galera corre e assim não desfrutamos de uma igreja verdadeiramente reformada, até hoje. Fale que são umas tesizinhas ou uma apostila bem resumida, enfim essa linguagem que soará como música para a maioria.
 
'Inda bem que teses são diferentes de mandamentos ...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?