28.10.07

 

Ventos de mudança


Há ventos de mudança no meio evangelical norte-americano. Após a morte de James Kennedy e Jerry Falwell, parece - tão somente parece - que o sopro vai mudar a direção da biruta.

O New York Times - um dos mais influentes jornais do mundo trás em artigo aqui, cujo título pode ser traduzido por O Racha Evangelico.

Muitas peças de carne e osso estão se mexendo nesse tabuleiro de xadrez.


There are many related ways to characterize the split: a push to better this world as well as save eternal souls; a focus on the spiritual growth that follows conversion rather than the yes-or-no moment of salvation; a renewed attention to Jesus’ teachings about social justice as well as about personal or sexual morality. However conceived, though, the result is a new interest in public policies that address problems of peace, health and poverty — problems, unlike abortion and same-sex marriage, where left and right compete to present the best answers.


Aparentemente a nova liderança (menciona-se Warren e Hybels) está levando para o centro da influência as questões de salvação e de melhora do nosso mundo. E abandonando o bonde do Partido Republicano - tanto pela decepção com Bush, como pela falta de alternativas no manequim cristão ortodoxo. As roupas parecem não caber nos 'top runners' - os melhores candidatos da direita. Rudolph Giuliani, o primeiro colocado nas pesquisas republicanas é duas vezes divorciado e casado três, apoia o casamento gay e é 'pro-choice' (ao invés de pró-vida contra o aborto). O segundo colocado é Mormon, e o terceiro é meio político e meio ator - onde Hollywood não é ambiente muito 'santo' assim ...

O artigo menciona inclusive que o novo presidente da Convenção Batista do Sul Pastor Frank Page, em seu discurso para os convencionais na eleição, onde sua denominação deveria mudar: somos mais conhecidos por aquilo a que nos opomos, do que por aquilo que propomos (o Evangelho).

O artigo continua mais adiante, dizendo que os novos evangélicos não encaram a sociedade como um barco moribundo, mas que a fé tem a ver (após nascer de novo) com o aqui e o agora.

Para que nós aqui do Sul saibamos, o artigo argumenta que Hybels trouxe Jimmy Carter para compartilhar suas preocupações, no último Summit (a grande conferência televisada que aqui no Brasil temos em video tape com certo atraso). Isso parece que foi o último prego no caixão.

Creio pessoalmente que vem em boa hora essa pequena tempestade. Venha tempestade, venha! Até que Jesus volte.

Comments:
Gostei do post, matéria super informativa e relevante. Estou gostando da frequência. Se não é 100%, está demonstrando esforço em postar constantemente e isso é muito bom. Valeu! A propósito, o Bill vá lá, mas o Rick hummmmmmmm... Acho tudo que ele faz muito bom e isso me incomoda.
 
Lou,

Esse assunto vai dar muito pano pra manga - e gostaria de ouvir a opinião do Ari Velloso!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?