23.10.07

 

Buechner




Por culpa da blogosfera meu universo se alargou e meus privilégios se expandiram. Prova disso são as inúmeras amizades (novas ou fortalecidas), como a do precioso irmão Carlos Eduardo.
Ele me cedeu por alguns dias o seu exemplar de Telling the Truth - The Gospel as Tragedy, Comedy and Fairy Tale (que em português seria Contando a Verdade - O Evangelho como Tragédia, Comédia e Conto de Fadas).
O autor, ainda desconhecido da maioria de nós brasileiros, é o premiadíssimo Frederick Buechner (biuquiner). Assista alguns minutos grátis de uma entrevista com ele, aqui.

Traduzi um trechinho pra dar o gosto da sua delíciosa escrita.


No mundo do conto de fadas, as irmãs malvadas se vestem como se fossem a um casamento em Palm Beach, e no Evangelho são os desmancha-prazeres, os falsos, os meticulosos caçadores de erro, os mais-santos-que-vós, os desamados e desanimados e irrelevantes que mais sempre que nunca se vestem de roupas chiques e andam por aí como a elite, com placas de Fariseu, Corpo Diplomata, Legislativo, Clérico. São os lobos carniceiros que se vestem de ovelha.


E os bons? Os potencialmente bons pelo menos, aqueles que ainda tem chance de serem salvos por Deus, porque sabem que não tem chance de serem salvos por mais ninguém?


Eles vão por aí parecendo a prostituta da cidade, o bêbado do bairro, o espertalhão do I.R., porque é isso que eles são. Quando Jesus é perguntado quem é o maior no Reino de Deus, ele procura na multidão e aponta para um criança com o rosto sujo de chiclete de bola, e os olhos sujos daquilo que os olhos de crianças ficam sujos, e diz que se ao menos você não se tornar assim, nem perca seu tempo em perguntar.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?