21.9.07

 

Você e Deus

A seguir uma resenha muito bem feita pelo amigo e irmão Ageu Lisboa, do livro Meditatio, de autoria de Osmar Ludovico, lançado pela Editora Mundo Cristão.

Um convite à vida centrada em Deus

Refletindo uma vivência de décadas no caminho de Emaús, ao mesmo tempo que sentado aos pés de Jesus, o Osmar, com rara competência, trata de movimentos da inquieta psique contemporânea, alma estressada, tendente à fragmentação e à impessoalidade. Escreve não teórica ou academicamente, mas para comunicar-se com aqueles e aquelas que anseiam por um renovado sopro do Espírito de Deus. Desde sua larga experiência no trato íntimo de pessoas, casais e grupos, o autor nos entrega uma seqüência de pastorais amorosas, esclarecedoras, ao mesmo tempo em que vigorosas e desafiadoras. Não deixa lugar a ambigüidades doutrinais e comportamentais, e fala com inequívoca autoridade bíblica - existencial sobre tópicos em que a sociedade e a igreja se debatem sofregamente. Aqui a graça de Deus não é o passar a mão negligentemente em quem insiste em velhos hábitos, mas a revelação do preço pago por Cristo para nossa redenção.

Meditatio: um livro que nos entrega textos curadores. Seu estilo não é o do mercador da auto-ajuda nem do agressivo, autoritário e manipulador pregador de tv, mas de alguém que podemos ouvir em nossa sala de estar ou na cozinha, junto com café, pão de queijo, amigos e familiares. Algo que se ouve no silêncio, beleza que se desfruta no recolhimento. Para os que têm olhos para ver e ouvidos para ouvir. Vai sempre direto no centro das questões, entregando-nos corajosas sentenças ressonantes que alcançam nosso coração e lançam sementes cheias de novos horizontes. Apresenta uma concepção e prática da presença de Deus desenvolvida pelos Pais no deserto, aqueles despojados e valentes homens que resistiram às tentações do poder e do orgulho. Encontramos ressonâncias de ensinos de notáveis místicos cristãos como Agostinho, Tauler, Bunyan. É o caminho da profundidade ascendente, o caminho da escuta do Espírito no profundo do coração. Prática que dispensa dispendiosos aparatos burocráticos, ativismo alienante e as compulsões religiosas. Muito na contramão do frenesi religioso de nossos dias, convida-nos a uma saudável pausa para meditação.

A experiência da graça de Deus corrige nossas distorções e livra-nos de medos, liberando-nos para o gozo da condição de filhos queridos do Pai. Fruto desta intimidade com o Espírito, desenvolve-se um compromisso com a humanidade. Santidade encarnada que gera sanidade.
Sua leitura nos trás muitas indagações, mobiliza memórias e emoções, toca em sombras não trabalhadas, desafiando-nos a uma integridade no emocional, no espiritual e no relacional. Pessoalmente adquiri novas pistas para avançar no trato comigo mesmo e melhor discernir a caminhada com familiares, irmãos cristãos, e pessoas comuns, em amor.

Recomendo a todos que anelam uma vida em plenitude, pacificada, generosa, cheia da bondade de Deus.

Ageu Heringer Lisboa, psicólogo.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?