30.9.07

 

Duas Caras


Leio que a nova-velha novela por mais um autor de sempre, terá o nome de Duas Caras. É a vida imitando a arte e vice-versa. Todos nós temos no mínimo duas - agora se se formos contar com seriedade e verdade ...


Mentimos para nós mesmos, para aqueles que amamos e para aqueles que nem sabemos se amamos ou odiamos. Podemos ser até verdadeiros com um grupo, mas não conseguimos ser verdadeiros em tudo. Haja personalidade (no sentido de muitas ...).

A esquizofrenia é doença antiga. Enraizada na alma do ser humano, se mistura entre o que é verdadeiramente o homem natural, caído e destituído de Deus e os elementos mais degenerativos da personalidade, fugindo assim ao que é normal e aceitável. De longe sabemos que somos todos doentes e anormais. Não há são, nenhum sequer – parafraseando Isaías e Romanos.

Quando comentei com um amigo – bem mais moço que eu, acerca da esquizofrenia revelada quando se assume blogar, ele não entendeu. Tentava alertá-lo que na internet nós extravasamos o nosso eu e ficamos meio que transparentes e vulneráveis. E cedo ou tarde aparecem nossas incongruências.


Não entendeu, ou assim se expressou, permitindo fugir do confronto (não comigo, mas com a realidade das coisas). Pode ser pela sua ortodoxia. Essa fuga é um dos seus vícios. Recusamos a verdade nua e crua. Ainda mais quando nos vestimos de conservadores. Precisamos ser sérios - principalmente em assuntos que nos afetam diretamente. Desprezamos quem não se enquadra em nossos paradigmas, como se eles não existissem – apesar de eles estarem lá.


Tenho procurado trilhar caminhos menos percorridos. Me afastei do conservadorismo. Procuro pelo menos, buscar e beber em outras fontes, para melhor me entender e melhor me curar de minhas múltiplas personalidades. Talvez há uns trinta ou mais anos, seria sábio se manter mais distante da margem. Hoje sinto-me sufocado, sem ar puro para respirar. E é esse oxigênio que me dá integração e unidade.

O autor da próxima novela das oito adotou um gambá filhote que nascera em seu jardim. A família inteira do bichinho morreu. Agora está ele a domesticar um animal selvagem? Duas caras! Esse é o nome que Agnaldo batizou o bichinho. Diz ele que pensa muito no José Dirceu - o ex-político hoje estigmatizado pela classe média. Sua referência é emblemática. Não só pelo possível cheiro do bichinho - mas pela dissimulação e engano. Quantas caras tem um político?

Agnaldo tem medo do Dirceu, mas vai ousar com Duas Caras. Dizem que ele (o ex-político) já mudou de nome, e de cara (fez plástica para voltar do exílio), e até de família. A classe média é assim também. Se não o é no dia a dia real, é no sonho, no desejo. Ama o Brasil, mas quer morar em Miami.

A classe média (seja ela cristã, evangélica ou não) fecha a janela do carro, vira o rosto para a pobreza, reclama dos impostos, quer honestidade dos políticos, e nem sempre se comporta tão correta como prega.

Se no passado por ideal, fizemos confissões de fé mais elaboradas, e nos propusemos a realmente participar da transformação do mundo, hoje devemos ir devagar com o andor. É a classe evangélica indo para o paraíso - aqui na terra. Temos que cuidar da família, temos que segurar o padrão econômico. Os filhos terão que ir a um bom colégio, aprender Inglês, fazer intercâmbio, ganhar carro quando passar no Vestibular...

Eu não sou desse mundo, mas como Tu não queres que o Pai me tire daqui, vamos construir uma barraquinha neste monte chamado Transfiguração. Nada de aluguel. Vamos comprar. Poderá ser parcelada. Quem sabe obtemos um financiamento de muitos meses na CEF.

Duas caras. Tenho filhos pra criar, doutor (Jesus). O Senhor me entende, né!

Comments:
Acabo de sair da Gruta do Lou e disse isso a ele.
Tudo bem, a gente não é dese mundo , mas carammmba...é dureza mano.
E quantas vezes nos assustamos descobrindo nossas outras caras. Quer saber Volney? Às vezes penso que teria crucificado Jesus se vivesse naquele tempo. Certamente eu seria uma "fariséia" (rss) gritando: crucifíca-o! Em nome da fidelidade a Deus...
Quantas caras a gente tem? Oh meu Deus...
Um abraço meu querido.
:)
 
"Tenho procurado trilhar caminhos menos percorridos. Me afastei do conservadorismo."

Hi, hi essa eu guardarei para ocasiões especiais. Quando você estiver com a cara 1. :D
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?