15.8.07

 

O Espirito sopra


Há um mover diferente do Espírito que transcende e suplanta as cercas locais, atravessa as fronteiras denominacionais, arrebenta com as hierarquias institucionais, fluindo além mares para o globo todo. E não importa a distância que nos separa, ou mesmo a que nos une – estamos pertos e estamos conversando e interagindo.

Se de um lado acompanho a Vilma e o Jorge na terrinha, sei que lá na Índia a Poliane me acompanha também. Aqui na blogosfera somos todos premebaticostais – e não adianta negar. Há um sopro que não se contém. Se é emergente ou submergente. Se é aspergente ou imergente. Se é versivo ou subversivo. Não sei. O que sei, é que é o Espírito.

Um dos trabalhos mais lúcidos para se explicar a dinâmica do mundo globalizado e digital, esse mundo da colaboração, da amizade e das conversações, tem o título de A Catedral e o Bazar (autoria de Eric Raymond). Por mais iconoclasta que seu conteúdo seja, a realidade está diante de nós.

Na Catedral temos silêncio, ordem, direção definida, uma só pessoa falando. No Bazar a bagunça é a palavra de ordem, o contato pessoal impera – livre e solto. Os relacionamentos acontecem incessantemente criando novas amizades e fortalecendo laços passados e presentes. No Bazar não há ordem, não há direção definida (nem comandada). Todos falam, todos conversam.

Foi nesse Bazar chamado blogosfera que fui brindado pela amizade do Luis Fernando. E nesse clima de feira, de interação contínua, de troca de posts e de comments, ganhei o livro: FÉ EM DEUS E PÉ NA TÁBUA, do Donald Miller. O texto é uma bandeira contra o chamado Cristianismo de franquia e a religião institucionalizada. Há muitos anos atrás um Homem muito especial pensou, pregou e viveu assim.

Comments:
O evangelho não é placa, o evangelho é somples o evangelho é JESUS
Deus abençoe
 
P. Drucker fez uma vez a comparação entre a orquestra e a jazz band. Muito semelhante a esta entre Catedral e Bazar.
Gostei
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?