4.7.07

 

Muito tarde para perguntar


Agora é tarde. Pergunta-se antes – para não correr o risco de ter que (literalmente) correr depois.
Para o Presidente Bush, não resta mais alternativas, a não ser um árduo caminho para sua aposentadoria*. Lições da vida podemos sempre tirar das mais diferentes situações do dia a dia. A preferência deveria ser por aprender primeiro, pensar melhor antes de decidir e sempre (em todas as situações) usar de muita sabedoria.
O que ocorre hoje na Casa Branca é o caminho inverso no processo decisório - onde cínicos poderão dizer: antes tarde do que nunca ...

O fato é que o mandatário americano está chamando diferentes personalidades, entre intelectuais, professores, consultores e escritores e teólogos (incluídos) para repensar a sua presidência. Inspira-se em Churchill. Debruça-se sobre a auto-crítica. Faz algumas perguntas chaves para si e para seus interlocutores e espera sinceridade e franqueza.
Qual a natureza do bem e do mal no mundo pós 11 de setembro?
Que lições a história reservou para um presidente que enfrenta a confusão que eu enfrento?
Como a história julgará o que fizemos?
Por que o resto do mundo parece odiar a América?
Ou será que tão somente a mim é quem eles odeiam?

- - - -

Quer saber mais? Leia: A President Besieged and Isolated, Yet at Ease (em Inglês - of course).
- - - - -

Ontem à noite estávamos a discutir se havia boa fé na síndrome de messianismo do presidente americano. Creio que no fundo ele realmente foi útil para os interesses de uma oligarquia texana-petroleira. E péssimo para os Estados Unidos, para a expansão do cristianismo e do Reino (podem ser duas coisas distintas!) e para o mundo de uma maneira geral.
- - - - -
*Ao que tudo indica o projeto de aposentadoria de Bush será o documentário: Uma Mentira Conveniente.

Comments:
Isso está cheirando um arrependimento sem tamanho.
 
"Uma mentira conveniente"... grande título, candidato ao Oscar. Será utilizado em inúmeras produções brasileiras originadas no planalto, assembléias, câmaras e partidos em geral.
Ge-ni-al !!!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?