19.7.07

 

Madrugada Profunda


Ainda é escuro. Madrugada profunda, como a própria vida parece ser em muitas situações: silêncio, solidão, frio e o peso da tristeza.

A escuridão serve para lançar e devolver a paz num coração contrito. Apertado pelas notícias da tragédia, fui impactado ao saber que meu círculo de amizades também fora atingido.

O choque da notícia de uma morte fica ainda mais pesado se aquele que se foi é ainda jovem, bons anos mais moço que você. Tenho muitos argumentos contra esse evento, em particular. Imagine então com sua família, a viúva, os filhos pequenos. Esse arrazoado de racionalização, apesar de realista e pertinente, é no fundo bem humano, e por isso mesmo limitado.

Uma interrupção precoce de uma vida nos fere. Duas interrupções, dois irmãos, duas perdas - é mais do que uma dupla tragédia.Solidarizo-me antecipadamente em pensamento, e à distância permaneço comovido. O roubo de uma despedida é algo indiscutivelmente revoltante. Imagino junto aos queridos.

- - - -

Faço um paralelo com as irmãs de Lázaro. A tristeza misturada com revolta e inconformismo fazem Marta e Maria confrontarem Jesus. “Se tão somente, ó Mestre, estivesses aqui ...” A educação e a reverência feminina não escondem a intensidade da mágoa. Há uma perplexidade inerente com a morte. Sabemos ser impossível de contorná-la, quer pelos outros (a quem muitas vezes a assistimos ceifando) quer por nós mesmos.

Lembro do choro de Jesus. A profundidade de sua emoção é incomparável à minha. Na minha superficialidade sou totalmente desligado da humanidade, do humano e do próprio homem. Eu posso temporariamente triste, ter meus olhos marejados, permanecer em silêncio consternado. Mas Ele chorou. Suas lágrimas são preciosas por não serem egoístas. Não há nEle auto-piedade.

Quando Jesus chora é 100% compaixão. Só Ele que sabe e conhece as razões da morte, impregnada na raça humana consegue chorar fora de si mesmo. Não é por Ele mesmo, nem para Si. O amor (o verdadeiro amor) faz Jesus chorar.

É claro que me move de emoção a morte desse amigo. E me revolto diante da tragédia e de tantos que também morreram. Ao seu lado estava seu irmão – uma das primeiras vítimas a ser identificada. Dupla fatalidade e infinita tristeza. Mas não consigo ter a profundidade de Cristo diante da tragédia humana na História. Talvez uma semente brote e me faça abraçar mais intensamente a Causa Maior.

- - - -

Ele carinhosamente me chamava de ‘tio’. Era uma liberdade mais que consentida – alimentada e explorada. Nós nos sentimos bem com quem manifesta carinho e bem querer. Mesmo sendo cliente, e eu o fornecedor, poderia parecer aos menos avisados, o inverso. Sempre prevaleceu o respeito da maturidade – e nesse respeito ele evidenciava sua própria maturidade. Havia nele uma grandeza interior forjada por uma educação fantástica num lar carregado de amor. Uma pessoa rara. Reconhecia sua mãe de maneira indireta. No conjunto da têmpera dos pais se manifestavam simpatia, atenção, clareza de propósito, um sentido de missão e o seu empreendedorismo.

Nessa mescla toda, Pedrinho era uma pessoa impar, que deixa saudades.

- - - -

A manhã se estabelece. A negritude da noite é substituída pelo cinza num degrade contínuo que se perde para o brilho do sol. Mesmo indireto ao poucos sentiremos sua presença esvairando entre as nuvens. E se não ele, pelo menos sua luz e seu calor. E sua intensidade afinal anunciará o dia.

A cidade vai ser tomada pela agitação que recomeça. O barulho crescerá. E eu vou abandonar a reflexão e partir para a luta diária.

O novo dia bem que serve como analogia da Ressurreição.

Comments:
Um abraço de consolo deste lado do oceano, cujo coração já experimentou a dor da perda de dois irmãos mais novos.
Nesta hora, só mesmo Deus nos pode sustentar!
DTA e que te use como Seu instrumento de conforto também junto dos teus amigos.
 
É o momento para refletirmos sobre as nossas escolhas diárias que vão determinar a nossa esternidade e o único que pode consolar a todos é o Espírito Santo de DEUS. Tenhamos a certeza que Deus tem todas as respostas e que somente ELE tem o controle, absoluto, de tudo.
Deus continue te capacitando a levar a palavra de amor, a palavra que liberta, a palavra de vida - JESUS!!!
DTA
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?