3.7.07

 

Eu me amo


A linha que separa a auto-estima do ridículo é tênue. Em Veja desta semana algumas páginas se distanciam, provando que a cultura e o humanismo que permeiam inclusive algumas das seitas neo-católicas brasileiras, tem seu berço em Pelágio.

Pelágio fez escola e hoje púlpitos pentecostais e tradicionais abraçam uma auto-esperança em detrimento do que o Evangelho enfatiza de modo claro e contundente: a total depravação do homem.

Faz-se muito trocadilho. Por exemplo na discussão da auto-estima com a estima do Alto. Palavras de impacto e superficialidade na explicação de doutrinas e verdades bíblicas colocam em cheque o Cristianismo da transformação, que deve ser profundo e radical.

O triunfalismo exerce sobre a mente humana o poderoso truque do engano. Essa ilusão de curto prazo é mantida por artifícios e manipulações. Se não triunfei foi por causas internas – o problema não reside neles e sim em mim.

Ao desfocar a verdadeira origem do problema – desenvolvem uma doutrina perversa. E seus propagadores se tornam egoístas e maus. Egoístas por se considerarem superiores. Sentem que devem ser servidos e não servir. E maus por manterem o povo em agonia contínua.

Nada de refutar Pelágio. Ele é o melhor aliado para uma filosofia rasa, consumível e que agrada. E qual seria a razão para uma pregação lúcida da doutrina do pecado e da depravação humana? Deixe-os na vã esperança e pronto.

Voltando à Veja. Se de um lado a matéria de capa recomenda que: “eu sou meu melhor amigo” e que devo me amar acima de tudo, as páginas que precedem e sucedem é prova clara da real condição da natureza humana. Prova mais que cabal de que carece do resgate da cruz e da ação salvadora de Deus. Pobres almas perdidas que somos!

Políticos inebriados pelo poder têm sua auto-estima muito bem cuidada. Jovens de classe média alta, apresentam excepcional auto-confiança. Traficantes que dominam o morro são verdadeiramente donos do mundo – mesmo que seja para morrer com 22 ou 23 anos. E se não bastasse até Bispo Macedo se ama muito bem, fazendo uma nova casa-mansão em Campos de Jordão com 35 cômodos (e aposentando a antiga de quinze cômodos e seis suítes).

A doutrina de Pelágio e o Humanismo se dão as mãos. Conseguem distorcer um dos baluartes da doutrina bíblica. O pecado é minimizado, a natureza humana corrupta é contemplada com nova abordagem, e até o sacrifício salvífico de Cristo na Cruz é deixado de lado. O homem vai encontrar salvação por si mesmo e em si mesmo. Negam assim a providência de Deus, Sua graça e Sua redenção.

Comments:
Muito bom post! Urgente essa mensagem. Obrigado.

Só Deus é SENHOR!

Abraços
 
Para um bi-polar como eu, e necessario muito pouco para eu entrar em euforia e sair por ai agindo como o maioral. Por outro lado, sem algum estimulo positivo, deprimo rapidinho. Por isso, os comentarios la na Gruta nao sao opcionais, mas essenciais. Agora essa tem sido otima ferramenta na ajuda aos deprimidos. Que o diga o Zenon. O Cristianismo continua niilista como sempre, como ensinou Nietzsche.
 
Bi-polar quer dizer que você já visitou os dois Polos?

Mas você Lou, além de precioso e sempre bem vindo. E ler suas postagens é exercício obrigatório.

Assim como o Jo ... que sempre vem visitar a Terrona em viagens virtuais.

Fiquem na paz.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?