20.1.07

 

Reflexão e Arrependimento

Ageu Heringer Lisboa é grande amigo, companheiro de outras épocas de lutas abeunses e leal articulista de Kerigma nos bons tempos.

Com os recentes e trágicos acontecimentos que lameiam a nação evangélica, sabia que ele não ficaria calado. O interessante no entanto é a repercussão de sua Reflexão, Arrependimento e Renovação! Chegou lá no blog filosófico do Roberto Romano - e apesar de não ter o seu endosso (e a compreensão no Espirito?), é valoroso por ter repercutido fora de nosso gueto.

Não consegui descobrir em nenhuma outra paragem o post completo - por isso dou a primazia ao colega Romano (como blogueiro ... he he) já que tem a manutenção completa do texto.

A Oração no entanto (parte final do texto do Ageu) vale reproduzir:

TE pedimos perdão, Senhor, por tantos pecados que como líderes da tua igreja temos cometido; pecados que desonram o teu nome, ferem o Corpo de Cristo, escandalizam a nação, desviam os fracos da fé bíblica, endurecem os não-crentes e alegram a Satanás que gosta de lama glamurosa, podridão ética, luxúria religiosa e material. Desgraçadamente temos defendido, contra a tua Palavra, um estilo de vida próprio daqueles que não tem esperança na vida eterna. Como nos ensinou Jesus sobre os pássaros no céu e os lírios do campo, Teu cuidado conosco é amoroso e tua providência é soberana; não precisamos adotar a agenda deste mundo que busca na riqueza material uma afirmação de vencedores. Antes que nossa identificação esteja com os fracassados para este sistema iníquo: os enfermos, deficientes, idosos não-produtivos e todos os excluídos. Te pedimos que nos encaminhe ao arrependimento de religiosidade suntuosa, de espírito arrogantemente presunçoso, fruto de alienação social e manipulação emocional. Perdoa-nos pela profanação nos cultos quando o espírito do marketing new-age instrui a liturgia em teu nome e performances midiáticas enganam os pobres de espírito roubando-lhes esperanças e recursos financeiros. Que haja em nossos corações temor ao Teu santo nome, que temos dessantificado aplicando-o a negócios deste mundo, como amuleto e mantra mágico para garantia de ambições financeiras e egolatria. Sabemos que Tu és rico, nada necessitando a não ser nosso reconhecimento, intimidade, obediência alegre e caminhar na justiça e amor. Não requeres templos nem ostentação, mas um coração quebrantado, puro, alma simples, piedade com contentamento. Para manifestarmos nossa gratidão a Ti e abençoar aos necessitados, ensina-nos a contribuir com alegria com nossos bens e trabalho, não como servidão ou obrigação compulsória sob ameaça de maldições e perda da salvação. A Ti somente, gracioso Deus damos toda honra e glória. Amém.


O texto é de terça-feira (dia 16). Pra quem não sabe, Ageu Heringer Lisboa, é psicólogo, atuante no CPPC como porta voz ousado do princípios cristãos em sua profissão. É também membro da Igreja Metodista Livre em São Paulo. Seu email: singularplural@uol.com.br

Comments:
Grande Ageu!!! Prima pela clareza e contundência de pensamento.
Não é à toa que chegou a ser perseguido pela ditadura nos anos 60...
Faço minha a sua oração... amém!
 
O Ageu me respondeu. Ele não tinha idéia que o texto havia tido essa repercussão fora da seara eclesiástica. Vários pastores solicitaram permissão para reproduzir e distribuir.

Que seja a nossa oração em amor e contrição. Esse inclusivismo na oração (como líderes ... temos cometidos) é porreta pra dizer o mínimo!
 
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?