14.12.06

 

Mais uma no cravo


Será que já mencionei que tenho altissimo respeito pela minha herança evangélica-norte-americana? Só pra ficar claro e não parecer ingratidão da minha parte. Devo muito e até hoje (é claro que num blend diferente) bebo muito da literatura, da produção e de alguns pensadores estadunidense.

Mas nossos irmãos perderam o bonde ... e feio!!

Para não ficar extenso, vou tão somente citar o que meu mais recente profeta-herói* disse:

And does anybody really want to say that America has behaved in the world as a “Christian nation?” I hope not for the sake of Christian integrity. It is far better to regard faith communities as essentially counter-cultural; calling us all to higher ground and challenging political and economic power when it becomes abusive of the religious values of compassion and justice. Only through its independence and separation from any state, can religion exercise its vital prophetic role in every society.


Leia tudo aqui.

Tenho visto e lido (em português!!) muito alinhamento bushiniano com a contrapartida de se colocar a pecha de esquerda para quem não aceita a invasão e o exagero republicano. Deixe-me alertar que Natã foi de esquerda - leia II Samuel 12. E o que falta nos USA hoje são mais Natãs ...

* Jim Wallis é considerado de esquerda para os padrões da política americana e é um cristão coerente e consciente. E um verdadeiro Natã.

Comments:
Volney
Tenho escrito pro Schaeffer (o Frank) sobre a real identidade deste (des)governo bushiano. Interessante como é mais fácil "ler" a situação deles lá do que a nossa. Que não é melhor.
E pensar que tudo que eles fazem de errado lá, nós repetimos depois aqui, "aperfeiçoado"...
 
A nossa situação é realmente lamentavel. Pegue tão somente a primeira manchete do dia: aumento astronômico dos deputados ... E assim vai.

Mas voce tem razão - temos que nos preocupar com os dois lados - enfim com o mundo como um todo. É a grande comissão!

Precisamos, no entanto (para não cairmos numa perigosa armadilha) estar mentalmente alertas.

Para enumerar:
1. A nossa mente cristã tem muita influência de lá.
2. O mundo está sendo submetido à forte influência econômica e corporativa americana.
3. Como única força hegemônica, há decisões (infelizmente a maioria burra - ou não sábia) que nos afetam a todos.

O que mexe comigo é que faltam-lhes vozes proféticas - com excelentes e boas exceções. Ou seja, a despeito de nossas próprias mazelas e de igualmente precisarmos de foco - estamos ainda limitados ao nosso mundinho.

É boa sua lembrança: vamos então fazer os dois! Meter 'pau' lá e cá!

Para o bem do Reino!!!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?