16.12.06

 

Alegria ao Mundo

Este post é uma tradução fresquinha do post de ontem de ninguém menos que o Brian McLaren. O texto original eu tirei daqui, fonte de uns posts e comentários anteriores pois é o blog do Jim Wallis.

Sei que este é o blog GOD’S POLITICS [Políticas de Deus], e também sei que este texto não parecerá meio político, mas ao final, de certa forma ele será, especialmente a dez dias do Natal.

No começo dessa semana eu estava falando a um grupo de ministros Metodistas e cantamos Joy to the World (Alegria ao Mundo). Por duas vezes fiquei sem fôlego.

A primeira foi quando cantava "deixe todo coração preparar morada”. Se a canção estiver certa, a forma pela qual a terra recebe o Príncipe da paz de Deus é individualmente através de corações como o nosso. Ao dar espaço, ao abrirmos nossos corações para Cristo, ao deixarmos nossas vidas ser o estábulo e a manjedoura nos quais as boas novas vêm calmamente, deixando vulnerável o vácuo e o vazio em nós, para o Espírito entrante ... e nos tornarmos como Maria,’theotokos’ – carregadores de Deus.

Pode soar meio místico, e nada político, e penso eu, que é assim mesmo. É algo que eu creio que todos nós podemos experimentar: a possibilidade de prepararmos morada em nossos corações para que Cristo realmente venha.

E o segundo momento transcedente da canção veio para mim esta semana: “Não deixe mais que o pecado e a tristeza cresça, nem espinhos infestem o chão. Ele vem trazer Suas bençãos e alcançar os pontos mais carentes.

A vinda do bom rei no mundo antigo significava muito, e mesmo que a linguagem da realeza soe arcaica hoje, eu creio que podemos resgatar seu significado quando pensamos numa terra devastada, poluída pelo pecado e amaldiçoada pela amargura, sendo transformada em verdejante, fértil e saudável novamente – bênçãos fluindo por sobre a terra como uma calma brisa .

E é claro, é aí onde pessoal e político se encontram. Pensando sobre justiça, falando sobre paz, debatendo a política pública, e trabalhando na transformação social são importantes ... mas não como um substituto para aquela verdadeira escolha pessoal de “preparar morada” em nossos corações, para que (como se repete sempre) possamos ser a mudança que queremos ver no mundo.

A maneira que “a terra recebe seu Rei” (e as bênçãos que Ele traz) não é através de bombas e armas, e escutas telefônicas e golpes de estado; não pelos ‘posts’ agressivos de blogs ou por pronunciamentos passionais dos bem articulados representantes da mídia. Mas antes de mais nada, o Rei (e Seu Reino) vem primeiro aos calmos corações de gente humilde que prepara morada para Ele, e através dessa gente, a alegria flui para o mundo.

Sem dúvida essa é a linguagem da formação espiritual. Mas como pode haver transformação política no mundo exterior de espinhos, pecados e amarguras, se nossa vida interior não se tornar a manjedoura onde nascem esperança, cura, fortalecimento, amor e alegria?

O que acontece no círculo político – no mundo público onde as pessoas se tratam de maneira justa e injusta, com paz e violência, como próximos e como inimigos – não pode estar separado do que acontece no círculo pessoal. E o inverso também é verdadeiro.

Essa é a fonte da alegria na política.

*Brian McLaren é membro do conselho do Sojouners/Call to Renewall. Foi pastor e atualmente é autor e palestrante. Rumores dizem que seu último livro The Secret Message of Jesus seria um grande presente de Natal.


end of tradução

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?