22.9.06

 

Eles pecam!

Eis a razão pela qual minha alma sempre se volta para o Antigo Testamento e para Shakespeare. Sinto, eles falam de seres humanos; eles odeiam, eles amam, eles assassinam seus inimigos e amaldiçoam seus descendentes por todas a gerações – eles pecam.
Soren Kierkegaard.

- - - - -

Um dos esportes preferidos do homem é o de aniquilar. Vemos a guilhotina na França, a forca nos Estados Unidos, o paredão em Cuba, o frio insuportável e mortal na Sibéria, o assassinato brutal e desenfreado no Sudão ... Vemos o aniquilamento nos instrumentos e no coração do homem.

É como um hobbie, uma ocupação das horas vagas e ociosas. É parte integrante de seu ofício diário. Permanece encarnado em suas entranhas.

Por onde andares e por onde pisares, verás a marca da mão fétida e assassina de Caim.

O embate humano é real. Seu componente de luta gera estragos incalculáveis. E permanentes. O homem é perverso – e isso está em sua carne.

- - - - -

Era o ano de 1937. O jovem reverendo Piomilo havia deixado se revelar. Provavelmente numa daquelas visitas em lombo de burro para um de seus fiéis, residente numa fazenda mais distante de Pirajuí. Fora tema controverso nos estudos da Confissão de Westminster quando seminarista, e a despeito do radicalismo de alguns, não lhe chegava um entendimento claro. Essa inquietude a respeito das penas eternas e da imortalidade da alma, ele levava consigo. E o burro carregava a ambos: o clérigo e suas dúvidas.

A notícia logo chegou a São Paulo. O licenciado fora aprovado em exame de ordem – mas hoje parecia não permanecer nas ‘sãs doutrinas’. Não era coisa isolada, essa tendência modernista. Os mais zelosos, participantes do Concílio de São Paulo, resolveram ir fundo na questão e decidiram por realizar um interrogatório eclesiástico.

Partiram de trem para Bauru e de lá seguiram para Pirajuí. A igreja local sabendo da comitiva, se reuniu no pequeno templo. Era tema de interesse dos oficiais e da membrezia.

O pequeno Walter interessado e observador, pôs se a ocupar um lugar na primeira fila. Seus doze anos não lhe davam a mesma estatura que os adultos. Sua boa cabeça e a formação cristã eram forjadas numa privilegiada convivência familiar. Os exemplos de seus pais e um carinho dedicado de sua irmã mais velha, haveriam de alguns anos mais tarde, transformá-lo num grande homem.

O calor da alta paulistana já invadira o recinto e as roupas ainda exalavam o cheiro do rosto lavado a sabão de pedra e o bolor do paletó semi úmido apressadamente alinhado pelo ferro quente. Os grandes olhos azuis acompanhavam o interrogatório a que era submetido o quase igualmente jovem pastor. Impressionado com o cabedal de perguntas, permanecia atônito e esperançoso pelas respostas que não vinham. O questionado permanecia mudo. Não lhe era afeito a fluência. Receoso de complicar ainda mais por sua limitação intelectual. Sabia que faltava-lhe rapidez de raciocínio. Permanecia calado. Os presentes ainda mais atentos, acompanharam o processo até o fim.

O que se passava na cabeça dos membros da comitiva visitante?

Provavelmente pensaram: já que ele não consegue lidar com a doutrina, em especial entender de forma abrangente a justiça divina, apliquemo-lo um corretivo humano. Já que na teoria ele vai mal, na prática ele sentirá na pele.

Ou talvez, até tomado por um zelo inocente: seria melhor estancar a influência modernista que abre brechas nas doutrinas e no catecismo.

Veio o veredicto!

“Reverendo Piomilo, não mais poderemos chamá-lo assim. Investidos de autoridade pelo Concílio de São Paulo, determinamos que a sua licença de pastor está cassada.”

Até aquela hora ele tinha seguido o exemplo de Jesus e acatado tudo, como uma ovelha muda perante seus tosquiadores.

“Posso me manifestar?”

A comitiva aquiesceu.

“Há alguns anos, fiz semelhante prova oral, e saí aprovado. Na ocasião, ganhei além da licenciatura para exercer o pastorado, esta Bíblia. Seria o caso então de devolver-lhes também a Bíblia?”

“Nããããão!” A resposta em uníssono veio como que de espanto.

“Obrigado. Eu ficarei com a Bíblia, e vocês fiquem com a doutrina.”

- - - - - -

Somente três anos mais tarde, motivados pela adoção compromissada e apologética do ponto doutrinário, seria formada a Igreja Presbiteriana Conservadora – um cisma da Igreja Presbiteriana Independente.

- - -
Adaptado de narrativa realizada por WJF.

Figura ilustrativa da peça Macbeth (Sofia National Opera - 1974)

Comments:
Quanto carater, moral, coragem, denodo,integridade e fidelidade o Rev. Piomilo precisou para seu ato extremo em relação aos seus carrascos? Ao contrário, aqueles não tinham nada disso, característica frequente dos alinhados.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?