1.8.06

 

Pensar Profundo


Entenderia melhor certas posições ditas conservadoras, por terem origem num pensamento mais profundo e coerente. Subir nos ombros de gigantes para ver melhor o futuro, significa antes de mais nada conhecer com intimidade qual(is) o(s) gigantes(s) que voce vai usar como referência. E antes de tudo pensar. Pensar por si e checar sua coerência.

Ser conservador por manter a tradição e acatar uma linha teológica por conta de terceiros não é uma opção saudável (no mínimo). Daí que me considero conservador 'pesar de não defender as muitas posições teológicas estados unidenses.

Brabo, com muita propriedade, nos dá perspectivas de ordem teológica, mais do que histórica, para refletirmos acerca de uma posição passiva-sem-pensar pró-Israel (sem nenhuma conotação anti-semita). É sabido que na Escola Dominical bebemos de fontes direcionadas. Assim como de muitos livros textos e até de ficções ditas cristãs.
O que faz pior mal, Dan Brown ou Tim La Haye? A discussão porém não é essa - hoje!

Ao quebrar o paradigma do pensamento raso corrente com uma chamada para que aceitemos que O ESTRANGEIRO SOMOS TODO NÓS, Brabo toca o tema com uma perspectiva bíblica da questão - e muito mais evangelical (no sentido raiz do termo).

O conflito Israel-Hezbolah traz também do setor dito conservador americano, reflexão:

With bombs bursting over Nazareth, much attention has been paid to the high level of support for Israel from America's conservative Protestants. For some secular observers, it is assumed that this is because each of these evangelicals and fundamentalists has a copy of The Jerusalem Post in one hand and Left Behind in the other.

This is far from the truth of the matter.


Continue aqui, e voce lerá inclusive que:

The current secular state of Israel is not the fulfillment of God's promise to Abraham; Jesus is.

Ao confundirmos povo, nação, propósitos no tempo, dispensações e falta de pensação ... para dizer o mínimo, haja cabeça confusa em nosso meio!

O Ministério da Saúde recomenda ...

Será que não está na hora dos cristãos começarem a pensar? E de preferência, de maneira profunda?

Comments:
Para os que desejarem ajuda pra pensar, recomendo Padilla, Escobar, Guiness, Stott, Ellul, Cavalcanti, Steuernagel, Freston, Tounier, Lewis, Packer, Schaeffer... pra começar! E boa leitura!
 
Volney
A grande verdade a ser revelada é: "Tudo isso cansa." Para cada novo pensador, milhares de topeiras surgem para praticar os esteriótipos e consumir os enlatados à disposição. As editoras continuam sendo controladas por gringos (vide post do Brabo, de hoje) e quando brazucas assumem, piora. Nosso preço para uma corrupçãozinha é baixo. Lá no congresso, os irmãos se vendiam por setenta mil só. Onde estão os nossos pensadores? Viraram um bando de corpos mutilidados, enterrados em algum cemitério clandestino. Onde andam o Julio Zabatiero, o Ruben Alves, o Zenon Lotufo Jr, o Karl Kepler, etc... Até nós fomos silenciados...
 
Grande Volnei.

Tudo isso com feijão, pimenta e uma boa farinha... fica uma delicia...

E viva a simplicidade!

Espero ve-lo na Expo...

Um abraço,

Andre Santos
Curitiba-PR
 
Já dizia Mark Noll na primeira linha do seu "O Escândalo da Vida Intelectual Evangélica":

"O escândalo da vida intelectual evangélica é que não existe uma vida intelectual evangélica".
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?